terça-feira, 10 de março de 2009

SUN SLICE HOUSE - Lake Garda, Italy - Steven Holl

Faz sempre bem lembrar grandes mestres que apesar de não andarem muitas das vezes nas capas de revistas nem em arquitecturas da moda, continuam como ninguém a lembrar bem o que é e do que trata a arquitectura enquanto projecto e definição de modos do viver.



Sobre a singular e aparentemente simples ideia de captar segmentos de luz, Steven Holl idealizou esta casa de fim de semana para uma familia cujo dono é proprietário de uma empresa de iluminação.

A parte da iluminação artificial possível de implementar a seu belo prazer durante a noite, Steven Holl concebeu este projecto explorando a colocação deliberada de segementos de luz através de aberturas rigorosamente desenhadas proporcionando alterações de iluminção pontuais ao longo do ano.



Mestre em materialidades, não deixou ao acaso os materiais aplicados nesta casa resolvendo de modo simples e eficaz uma fachada revestida a aço corten e vidro.



Grandes relações com o lugar são mantidas sobretudo através do uso de grandes vãos que mesmo assim não deixam descurar no tratamento da luz nos espaços mais privados.



Não é ao acaso que Steven Holl e os seus projectos em muitas das universidades, é mostrado como exemplo a seguir, definindo como porto seguro o significado da Arquitectura e um ponto de partida para qualquer estudante de Arquitectura.

1 comentário:

  1. Grande Arquitecto sem duvida. É sempre bom ver obras de grandes arquitectos, continuem com o bom trabalho.

    Parabéns!!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu Comentário