sexta-feira, 6 de março de 2009

Central Rodoviária da RATP em Thiais, França - ECDM














Os arquitectos Emmanuel Combarel Dominique Marrec projectaram uma central de transportes localizada a sul de Paris entre grandes zonas verdes e intersecções rodoviárias que integram o sistema de transportes de Paris. O centro controla quase toda a zona sul de transportes de autocarros de Paris.
















Com capacidade para 300 lugares de autocarros, todos os dias passam pelo edifício cerca de 800 condutores para além de todos o pessoal que trabalha nos serviços e utentes, tratando-se sobretudo um edifício que se caracteriza no seu uso pelo fluxo de pessoas que diáriamente passa por ele.



A partir daqui o atelier ECDM tomou como ponto de partida para o projecto, a ideia de que seria preciso reduzir ao máximo o dialogo formal do projecto através de um elemento único que "agarrase" todo o edifício que resultaria num aspecto monolitico dando continuidade entre estrada, circuitos viários e interior do edifício e percursos pedonais.

A partir daqui definiram o programa interior como se de um miolo se tratasse, reasgando esse mesmo elemento que une e gera espaço.
Este elemento surgiu pelas próprias caracteristicas exigidas num edifício deste genero, ou seja, durabilidade, resitência ao desgaste, apelativo, homogeneo, preciso, informal com a estrutura e constante.





Definiram uma materialidade entre o asfalto e o betão com uma métrica e textura parecida ao das peças de lego podendo ser desenhada e aplicada em qualquer dos sentidos conferindo continuidade espacial.

A plasticidade do material e a sua resitência, possiblitam responder ás mais exigentes solicitações bem como á multiplicidade de usos de forma adequada á ideia inicial de projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário