O Ministério da Cultura libanês promoveu recentemente um concurso a nível internacional para o projecto de arquitectura de um centro cultural em Beirute. Este edifício, patrocinado pelo Sultanato de Oman, será a primeira estrutura deste tipo a construir neste país. Os seus 15000 m2 de área útil estão distribuídos por salas de trabalho para artistas residentes e convidados, salas de exposição, auditórios, biblioteca, cinemateca, restaurante e espaços públicos exteriores. Com este edifício pretende-se dar expressão física à longa tradição criativa e multi-cultural deste país, bem como cumprir a função de ponte cultural nesta região.
Para este concurso inscreveram-se 757 equipas de 63 países e 388 projectos foram submetidos à apreciação do jurí internacional.
Entre os resultados deste concurso está o atelier de arquitectura Kaputt!, com o Prémio Menção Honrosa. Este atelier foi formado em 2004 por um grupo de oito jovens arquitectos sedeados em Lisboa, com atelier na Rua Augusta. Em anexo pode ser consultado o currículo deste atelier, assim como um resumo ilustrado do projecto premiado.
Informações adicionais sobre o concurso em: www.darbayrut.org
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu Comentário