segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CONCURSO PÚBLICO PARA ELABORAÇÃO DO PROJECTO DO CENTRO ESCOLAR DE OUCA

O Júri do Concurso propôs a atribuição dos seguintes Prémios, entretanto homologados pela Câmara Municipal de Vagos (CMV):

1.º PRÉMIO André Campos, Joana Mendes, Arquitectos, Lda



Conforme Relatório de Hierarquização dos Projectos, a proposta “ (...) tem por base uma estratégia de intervenção clara, devidamente explicitada e fundamentada, marcada pela alusão a modelos clássicos reinterpretados pelo autor, que estabelece, na sua singularidade, uma forte relação com a envolvente (...) sensível à geometria do terreno e à orientação solar. (…) A solução demarca-se de todas as restantes na intemporalidade que denota e na capacidade criativa com que integra todos os enunciados de avaliação deste programa escolar”.
A harmonia entre a distribuição dos espaços, o conceito arquitectónico e o rigor da linguagem arquitectónica associada ao pormenor construtivo, foram ainda, entre outros, aspectos destacados pelo Júri.



2.º PRÉMIO
José Adrião, Arquitecto, Sociedade Unipessoal, Lda



A proposta “(...) apropria o conceito base de abrigo, ligado ao imaginário infantil, desenvolvendo a partir daí o campus escolar. (…) Resultando num conjunto arquitectónico bem definido, articulado de uma forma simples e racional, a composição em singulares blocos, aproxima o conjunto da escala e identidade formal das construções existentes no território agrícola envolvente. (…) A identidade das diferentes unidades de construção é assumida como estruturante da proposta apresentada, reinterpretando-se, assim, um modelo clássico de organização e definição de equipamentos escolares.”


3.º PRÉMIO
André Eduardo Brandão Lopes Tavares, SE2P – Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda e CONCILIARUM – Projectos e Soluções de Engenharia, Lda


O Júri ressalva o rigor e disciplina do desenho, destacando a grande segurança que apresenta, quer ao nível da linguagem, quer ao nível da caracterização dos sistemas construtivos. Reflecte uma “(...) estratégia clara de ocupação da Área de Intervenção que encontra a sua fundamentação na clara demarcação entre natural e construído.”

O Júri foi presidido pela Vereadora Dr.ª Albina Maria de Oliveira Rocha e integrou os arquitectos Pedro Ruano de Castro e José Guilherme Páris Couto, designados, respectivamente, pela CMV e pela OA-SRN.

As Actas e Relatório de Júri poderão ser consultados no site da CMV, em www.cm-vagos.pt/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=873039

Retirado do Boletim Arquitectos

http://arquitectos.pt/documentos/1232964190I8zGD2ua5Nb59IM4.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário