terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Museu dos Coches: Silo automóvel foi sugestão para região do Tejo por Arquitecto Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha afirmou que a construção de um estacionamento subterrâneo na região não é recomendável por questões estruturais, mas que responderá "adequadamente" à reformulação do projecto, que tem a rejeição da Câmara de Lisboa.

"Aquela é uma região de importante afluência turística para uma marcha a pé, com vários locais de visitação, como o Convento dos Jerónimos, Ladeira da Ajuda e outros", disse.

"Há um interesse em resolver o problema do estacionamento de forma mais ampla, em vez de construir uma garagem em cada edifício", realçou o arquitecto brasileiro.

Mendes da Rocha salientou ainda que o terreno local é constituído por "terra frouxa, com um lençol freático superficial", pouco recomendável para construção de subterrâneos, pelo alto custo.

"A laje será muito solicitada em termos estruturais. Há soluções de engenharia, mas não vale a pena enfrentar o lençol freático simplesmente para guardar automóveis porque será uma obra caríssima, com grande movimento de terra", disse.

A falta de estacionamento na região, possíveis problemas estruturais e o alto custo de uma obra subterrânea levaram o arquitecto a sugerir a construção de um silo automóvel.

A Câmara de Lisboa aprovou em Dezembro um parecer favorável ao projecto, mas vai exigir do Governo a reformulação, rejeitando a construção desse silo de 26 metros na frente ribeirinha.

O projecto prevê a ligação do silo ao edifício principal do museu, por meio da construção de um passadiço sobre a linha do comboio.

"O museu exige grandes vãos, estruturas solicitadas. Uma garagem subterrânea tem um custo muito alto e seria melhor enfrentar a questão e fazer um estacionamento fora", observou Mendes da Rocha.

O arquitecto vincou que o silo não é parte integrante do projecto do Museu dos Coches, sendo construções "distintas".

"Foi apenas uma solução urbanística e arquitectónica que resolve o problema da região e que dá brilho ao local. Pareceu-me muito integrado", disse.

Mendes da Rocha considerou "extraordinário" o convite do Governo para realizar o projecto e que, com a decisão da Câmara de Lisboa, a solução poderá ser a construção de um pequeno subsolo para estacionamento.

O Museu dos Coches, que ocupará uma área de 15.177 metros quadrados, custará 31,5 milhões de euros provenientes das contrapartidas do Casino de Lisboa.

Nascido em Outubro de 1928, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, na região Sudeste do Brasil, Mendes da Rocha é um dos mais importantes arquitectos e urbanistas brasileiros.

Pertencente à geração de arquitectos modernistas, recebeu o Prémio Pritzker, o mais importante da arquitectura mundial, em 2006.

É autor de diversos projectos, como o do Museu Brasileiro de Escultura (MUBE) e do Museu da Língua Portuguesa, ambos em São Paulo.


Fonte: Lusa in http://ww1.rtp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário