quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Guesthouse at Seedri street - JVR Arhitektuuriburoo


O edifício está localizado junto ao Waterfront Park, numa zona de transição entre um complexo de saúde e spa e um bloco de uma única família casas (concebido por Kalle Vellevoog em 2000-2003.



Os 47 apartamentos são principalmente para uso sazonal. As galerias que levam ao interior dos apartamentos são ruas exteriores. Todo o edifício permanece elevado para acomodar um parque de estacionamento inferior protegido também de possíveis inundações na cidade. Uma ampla rampa em betão conduz à entrada e pode ser usada como local de desembarque em tempos de inundação.

O edifício segue o alinhamento da rua existente, mas de repente dobra e gira para cima, abrindo a vista para o parque a partir de uma rua lateral. A parede final elevada encerra também a visão para o sector privado dos logradouros vizinhos das casas.

Passando pelo volume elevado do prédio, os utentes vêm escondido um pátio com uma reflexão multicolor e superfícies de vidro que cercam uma única macieira que cresce no pátio.

Conforme a escuridão cai, as luzes por trás das paredes de vidro e do pátio ligam-se. O jardim torna-se todo preenchido com luz.

As longas cortinas brancas ao vento escondem as pessoas sobre as varandas. Quando as luzes estão ligadas, tornam-se as cortinas telas para um teatro de sombras, dando uma dica do que vai sobre e por detrás deles, mantendo a anonimato.


O edifício está localizado muito perto do mar, onde as condições do solo são relativamente pobres e as águas subterrâneas de nível muito elevado. Assim, a garagem na cave tinha de ser estanque e equilibrada contra brutal força da água.

Planta geral de Implantação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário