domingo, 23 de novembro de 2008

Casa em Lousado / Correia Ragazzi

A casa está situada numa propriedade rural familiar 3000m2 . A casa é caracterizada por longas plataformas em direcção ao rio com a rica textura em paredes para criar diferentes áreas com árvores de fruto. Como plano de fundo a um nível superior tem-se o acesso à maior parte das explorações agrícolas e à proximidade das relações com a construção existente sobre a zona norte, extremamente descaracterizada. Por este motivo, a casa mostra o sul do rio, as áreas menos construídas e com mais árvores.


"Ignorando a possibilidade de um processo resultando em um trabalho da aparência, essa convicção, permite, no âmbito de cada programa a particularidade, o investimento sobre os mesmos temas em cada um, sem comprometer a qualidade. Pelo contrário, através de uma incorporação define a sua singularidade e, portanto, as características dos ambientes revelam-se fundamentais."

A vista do nível superior que não é interessante dado o seu carácter industrial, escolheu um lugar para os quartos a este nível emoldurado por pátios que funcionam como sua extensão para o exterior. Esta solução permite um aumento de fora da área para diversos usos de lazer como também proporciona uma grande privacidade.





É clara a relação harmoniosa entre o volume e as zonas de baixo nível, com grandes janelas a enquadrar a melhor vista para o Sul, que inclui o quarto e pátios sobre o piso superior. Estes pátios garantem a autonomia desejada entre a casa e a plataforma, garantindo excelentes áreas de lazer a sul, leste e oeste.

A imponderabilidade do volume é definida pela fragmentação e horizontalidade na decisão de separar os dois níveis, bem como devido ao enforcamento de uma projecção ao longo dos pátios da plataforma e de nível inferior, o que contribui para acentuar a transparência do nível inferior.


As possibilidades plásticas dos materiais escolhidos foram determinantes e conscientemente introduzidas como meios estéticos sem questionar as questões programáticas da lógica construtiva.

A forma distintiva desta casa não é só uma resposta construtiva às perguntas, mas também a considerações estéticas que lhe está associado. Acreditamos que a visão e aparência são determinantes para o resultado silhueta.


Arquitectos: Graça Correia e Roberto Ragazzi
Localização: Lousado, Vila Nova de Famalicão, Portugal
Área: 3013 m2
Área de Construção: 355 m2
Promotor: Joaquim Agostinho Carneiro da Costa e Sá
Colaboradores: Ana Neto Vieira, Susana Silva, Telmo Gomes, Katharina Wiederman, Pedro Gama
Estruturas e Fundações: GOPHydraulic
Supervisão: Graça Correia
Construtor: EmplameProject
Ano de Construção: 2004-2008
Fotografia: Alberto Placido, Luis Ferreira Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário