sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Arquitectura: Colóquio reúne em Lisboa investigadores de países lusófonos

Segundo a organização, o objectivo do encontro é "fazer uma panorâmica sobre o estado da arte da investigação do património urbano e arquitectónico de origem portuguesa em cada um dos países e regiões presentes", refere uma nota de imprensa.
Contudo, o professor Manuel Teixeira, responsável pela organização, vai mais longe: "Existe muito trabalho disperso sobre esta matéria e um dos objectivos é começar a coordenar este fluxo de investigação, agregando universidades e investigadores", explicou à Lusa.
O colóquio conta com a participação de investigadores de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Numa segunda fase, os organizadores pretendem igualmente contar com representantes de Macau e da Índia.
Ainda segundo a organização, pretende-se criar um grupo de pesquisa internacional sobre o património urbano e arquitectónico dos países de língua portuguesa, que visa investigar "esta matriz comum", contextualizada nas diferentes culturas, identificando "as suas características morfológicas, os seus elementos de referência, as invariantes de forma e a permanência de processos".
Além do colóquio, será inaugurada na quarta-feira, pelas 17:30, uma exposição intitulada "O Urbanismo Português no Mundo", composta por 32 reproduções - em grande formato, 1.50 x 2.40 metros - de cartografia de núcleos urbanos de origem portuguesa construídos em Portugal, África, Brasil, Índia e Oriente.
"O estudo deste património constitui uma condição necessária para a preservação e a reabilitação destes núcleos urbanos e arquitectónicos, bem como para o planeamento e o desenho da cidade contemporânea", conclui a organização.
A participação no colóquio, que decorre nas instalações da faculdade, no Pólo Universitário da Ajuda, em Lisboa, é aberta ao público.
CMJ.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário