sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Arquitectura: Exposição sobre Peter Zumthor encerrou com 16.100 visitantes

Lisboa, 06 Nov (Lusa) - A exposição retrospectiva sobre o trabalho do arquitecto suíço Peter Zumthor foi visitada por 16.100 pessoas desde a inauguração, a 06 de Setembro, na LXFactory, em Lisboa, organizada pela Bienal ExperimentaDesign.
De acordo com a organização, a exposição "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007", que encerrou a 02 de Novembro, recebeu uma média de 277 pessoas por dia.
Esta primeira grande retrospectiva do arquitecto suíço - que teve estreia internacional em Lisboa - ocupou cerca de 3.000 metros quadrados com um percurso criativo desde os anos 80 até à actualidade, mostrando a relação de Peter Zumthor com o tempo, os lugares, os ambientes e os habitantes dos seus projectos.
Estreada em 2007 no centro de arte Kunsthaus Bregenz (KUB), na Áustria (edifício concebido pelo criador em 1997) entrou pela primeira vez, por Lisboa, no circuito internacional, numa itinerância que inclui futuramente também Moscovo e Texas.
A exposição foi visitada na LXFactory por 1540 alunos, de 35 escolas diferentes de vários pontos do país, sobretudo de Lisboa e Porto, além de visitas de turmas de faculdades de arquitectura que puderam conhecer em pormenor 29 projectos criados por Peter Zumthor, 12 deles apresentados através de instalações com filmes que replicam em tempo e escala real.
Esta exposição marcou o relançamento da Bienal ExperimentaDesign Lisboa, "It´s About Time", que decorrerá em 2009, depois de uma interrupção por falta de apoio financeiro.
Suspensa em 2007 por falta de apoios de um dos parceiros, a Câmara Municipal de Lisboa (CML), que entretanto voltou a financiar o projecto, a ExperimentaDesign, organizada por Guta Moura Guedes, passou a realizar-se alternadamente em Lisboa e Amesterdão, onde se realizou a edição de 2008.

Fonte: AG. Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário