segunda-feira, 29 de junho de 2009

Perkins Eastman proposta de Kohinoor a Concurso



Como uma das cinco empresas convidadas pela internacional Kohinoor CTNL Infraestructure Co. Ltd. para participar num concurso para criar um desenvolvimento urbano de uso misto em Mumbai, Índia, Perkins Eastman apresentou duas abordagens, uma ousada, uma singular.

Desenvolveu um proposta dualista, entre as temática da habitação e de serviços dedicando os dois primeiros pisos ao comércio, integrando programaticamente um desenvolvimento sustentado da proposta tendo como base os principais vectores motrizes da economia, habitação, serviços e comércio.

Representando uma proposta icónica para o desenvolvimento urbano da india, perkins aborda a exploração que lhe é familiar, a arquitectura vertical, simples e sem grandes arte factos espelhando uma preocupação ambiental e economica.



Na segunda proposta o atelier vai mais além quanto a mim e integra de vez o desenvolvimento de espaços verdes na vertical.

Cria um grande espaço comercial cuja cobertura resolve generosos espaços verdes que são divididos pelo programa habitacional e de serviços. Uma proposta mais ousada economicamente mas talvez mais sustentável sobretudo devido ás relações de interdependência que consegue criar entre os três programas.

Um bom exemplo com claras influências corbusianas, não na linguagem mas no modo de abordagem aos programas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário