A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos acaba de lançar uma Carta de Princípios sobre Concursos de Concepção, um documento orientador para o mandato que define os “princípios para participação, colaboração e promoção” de concursos de concepção.
Trata-se de uma medida enquadrada no âmbito das competências do Conselho Directivo Regional do Sul, designadamente no que toca à assessoria, organização de concursos e designação de jurados. A sua redacção resulta de uma reflexão desenvolvida durante as Jornadas sobre Concursos de Concepção levadas a cabo no passado dia 28 de Novembro de 2008, onde estiveram presentes arquitectos convidados, membros eleitos e colaboradores. “Mais do que aferir a acção passada da Ordem dos Arquitectos nestes procedimentos, este encontro lançou pressupostos para o futuro”, lê-se no preâmbulo do articulado.
Apesar de não serem vinculativos, os princípios definidos na Carta pretendem funcionar como “regras a adaptar a cada procedimento em concreto”. O documento recorda que “um concurso de concepção com 20 propostas obriga à existência de mais de 3500 horas de trabalho, considerando que cada trabalho de concepção foi elaborado apenas por um arquitecto, durante o período de um mês”.
“Há que reconhecer e respeitar o potencial humano investido que pode atingir um investimento financeiro por parte dos concorrentes na ordem das centenas de milhares de euros”, lembra a Carta.
Regendo-se pelos Decreto-lei
Fundado em 1993, o Serviço de Concursos da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos tem vindo a prestar diferentes formas de colaboração a entidades promotoras públicas e privadas, designadamente na apreciação e organização de processos de concursos, entre muitas outras actividades. Durante o ano de 2008, este serviço interveio em 27 concursos e prémios.
Fonte e divulgação:
Margarida Portugal – Assessoria de Imprensa
Gabinete de Relações Públicas, Informação e Marketing
Tel: 21 324 11 77 │Telm: 93 620 79 00 │comunicacao2@oasrs.org
Travessa do Carvalho, 21-25│1249-003 Lisboa │Portugal
www.oasrs.org | http://twitter.com/oasrs
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu Comentário