terça-feira, 23 de junho de 2009

Casas de dormi Soe Ker - TYIN Tegnestue

TYIN tegnestue é uma organização sem fins lucrativos que trabalha através da arquitetura humanitária. TYIN é dirigida por cinco estudantes de NTNU arquitectos sendo os projectos são financiados por mais de 60 empresas norueguesas, bem como as contribuições privadas.

"Através do curso do ano passado TYIN tem trabalhado com o planeamento e a construção de projectos de pequena escala na Tailândia. O objectivo é construir projectos estratégicos que podem melhorar a vida das pessoas em situações difíceis.

Através de extensa colaboração com a população local, e de aprendizagem mútua esperamos que os nossos projectos podem ter um impacto para além das estruturas físicas.

A principal força motriz por trás do projecto foi de alguma forma recriar o que estas crianças teriam numa experiência de vida numa situação normal.

Queríamos que cada criança tivesse o seu próprio espaço privado, uma casa para viver e uma vizinhança onde pudessem interagir e brincar. Estas unidades representam assim seis espaços de dormir estão dormindo seis a nossa resposta a esta questão. "



Através desta expectacular reinterpretação da arquitectura local quer pelos materiais usados quer pela própria estética das construções, estes 5 estudantes recriam espaços de dormir recorrendo simplesmente a materiais locais e a modos de construção comunitária.



Uma arquitectura verdadeiramente a pensar nos recursos possíveis e na execução possível não deixando apenas no papel o conceito idealizado.



O que muitas das vezes nos acontece, é que construímos um significado a partir de uma consistente ideia de espaço para a transformação de um determinado lugar, criando com isto vários tipos de relações, esquecendo-nos de que puro e simplesmente para aquela determinada região, não é possível a execução fiel do projecto abrindo a hipótese de deixar a arquitectura no papel e realizar apenas mais uma construção, confiando de que "se conseguirem construir o projecto fica bom..."




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário