segunda-feira, 1 de junho de 2009

A cidade tolerante / Adept Arquitectos e Schonherr Arquitectos




O município de Helsingborg, na Suécia, optou pela proposta de Schonnerr Arquitetos como vencedores da competição, com uma proposta de planeamento urbano criando um conceito inovador apelidado de "cidade tolerante".

O contexto do projecto vai acrescentar valores ao seu ambiente urbano, criando uma nova identidade e explorando as possibilidades futuras de Helsingborg.




A proximidade da água e a sua concepção sustentável, e os locais de encontro para ligar as diversas populações da província, foram elementos-chave no início da fase de concepção do projecto.

O plano estruturante foi criado não só pensando em como o projecto poderia influenciar o lugar existente, mas no seu potencial para o lugar futuro optimizando o natural desenvolvimento da nova cidade.

Desta forma, embora o programa inicial tenha sido criado para objectivos precisos, o plano oferece potencial de desenvolvimento em que é dado á comunidade local o papel de poder efectuar essa transformação.

Praças e áreas recreativas facilitam a coexistência de uma grande variedade de pessoas.

Martin Krogh da Adept declarou: "Os mecânicos, os patinadores, os designers e os amantes clandestinos pertencem todos á "cidade tolerante", onde a baixa renda, oficinas, comércio, e a reutilização de edifícios criam crescimento e áreas não-conformistas".



O júri observou que a proposta oferece, - " a mais ampla e equilibrada gama de soluções para os desafios destacados pela concorrência. Com a sua forte ligação azul verde, o plano de estrutura é muito convincente Os autores entenderam e trabalharam com as necessidades específicas de Helsingborg. A proposta também mostra como a cultura e iniciativas empreendedoras de sustentábilidade pode ser integrado com a área física do ambiente urbano. "

A equipa completa inclui Transsolar Klima Engenharia, VIA Trafik Agência Pública, consultadoria BBN, planeamento urbano Jens Kvorning.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário