terça-feira, 28 de abril de 2009

Phare Tower - Morphosis


Através de um desenho paramétrico com o recurso ás novas técnologias, facto sempre presente na prática dos Morphosis desde o início do seu percurso no mundo da arquitectura, este atelier concebeu a torre Phare tendo presente as mais novas técnicas de construção aliadas a um desenho original e preciso.
De facto o que os Morphosis conseguem realizar com mestria desde ha muito tempo, é aliar métodos de construção standartizados, muito com o recurso a elementos pré fabricados, com formas originais e complexas resultando num elemento único.


Este projecto não é excepção e através de uma estrutura complexa e o seu revestimento que acaba por formar uma pele semi estrutural dada a sua complexidade, responde não só a uma linguagem e estilo arquitectónicos como a várias questões programáticas, ambientais e energéticas bem como a requesitos técnicos exigidos para o efeito.

Este projecto prentende ser um marco não só tecnológico com o que de melhor se pode obter actualmente para a construção e projecto mas um simbolo cultural e histórico destacando uma época marcada pelos grandes centro urbanos que se desenvolvem em altura.
A sua complexa pele atribui ao edifício caracteristicas únicas de um projecto "vivo", pois este muda de aparência ao longo do dia aumentando a eficiência energética deste, através dos vidros ao longo da fachada que, ligados a um sistema avançado de gestão energética, controla a sua opacidade e níveis de transparência.


O edifício torna-se assim numa super estrutura hibrida capaz de optimizar o conforto no seu interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário