terça-feira, 25 de junho de 2013

Pavilhão 100% reciclado


Feito com garrafas e garrafões de plástico
Imagens: studioKCA.com



Head in the Clouds (cabeça nas nuvens) é o nome do mais recente pavilhão desenhado para a “city of dreams art celebration” 2013, evento promovido pelo FIGMENT, em associação com o Emerging New York Architect Committee (ENYA) da American Institute of Architects New York Chapter (AIANY), e pela Structural Engineers Association of New York (SEAoNY), e que pode ser visitado até 22 de Setembro em Governors Island, Nova Iorque.

Explorando o conceito de sustentabilidade, este pavilhão projectado pelos arquitectos Jason Klimoski, AIA, e Lesley Chang do studioKCA é inteiramente construído com materiais recicláveis, reutilizando 53.780 garrafas e garrafões de plástico – aproximadamente a quantidade que é descartada na cidade de Nova Iorque em cerca de 1 hora.

A estrutura do pavilhão é feita a partir de tubos de alumínio que utilizam menos material e são mais fáceis de transportar do que os materiais tradicionais, tais como a madeira. Os garrafões são usados para criar 120 "almofadas" que conferem ao pavilhão a sua forma de nuvem irregular, orgânica. O interior é revestido com garrafas de plástico preenchidas com água e corantes alimentares orgânicos, criando um espaço de estar colorido com diversas tonalidades de azul, com capacidade para cerca de 50 pessoas.

O pavilhão "Head in the Clouds" oferece aos visitantes a oportunidade de caminhar nas nuvens e vivenciá-las de dentro para fora. As nuvens são elementos de água e movimento que parecem formar animais, pessoas e cidades aos sonhadores que olham para o céu. Com suas "cabeças nas nuvens" estes observadores do céu visualizam formas fantásticas, ideias e espaços. Este pavilhão é um lugar dedicado ao sonho e o projecto vencedor deste ano exemplifica este ideal ao criar um espaço onde os visitantes podem perder-se simultaneamente nesta estrutura de nuvem, bem como nas nuvens no céu em torno deles.

O FIGMENT é um evento participativo e independente de artes realizado em várias cidades e atraindo dezenas de milhares de participantes a cada ano. FIGMENT celebra uma abundância de criatividade e paixão, desafiando os artistas e as nossas comunidades a encontrar novas maneiras de criar, compartilhar, pensar e sonhar, com eventos em várias cidades em os EUA e na Austrália, e exposições interactivas em Governors Island, Nova Iorque, durante a temporada de verão. Para mais informações sobre as cidades participantes, visite www.figmentproject.org.

Fonte: ArchReady - 19/jun/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário