terça-feira, 7 de julho de 2009

Castro Marim vai ter Centro Interpretativo da Ordem de Cristo

Foto

O facto passa despercebido à maioria dos algarvios, mas a verdade é que o castelo da vila foi berço da afamada ordem militar criada por D. Dinis. Sete séculos depois, Câmara local quer tirar partido da história.

O castelo de Castro Marim vai receber um Centro Interpretativo da Ordem de Cristo, dando assim a conhecer a ligação da vila algarvia a uma das mais importantes ordens militares portuguesas.

É que, apesar de frequentemente se associar a Ordem ao Convento de Cristo, em Tomar, foi na Igreja de Santiago, em pleno Castelo de Castro Marim, que, a mando de D. Dinis, se situou a primeira sede da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, entre 1319 e 1356.

A ideia já foi assumida pela autarquia de Castro Marim, que pretende aproveitar as potencialidades que o tema pode gerar não só em termos de receitas turísticas, mas também em notoriedade histórica e académica.

A necessidade de valorização deste facto também já foi apontada no recém-publicado Plano Global de Gestão e Valorização do Património de Castro Marim, um projecto encomendado pela Câmara e cuja execução esteve a cargo de especialistas na área do património como José Alberto Alegria, Conceição Amaral ou Francisco Motta Veiga.

Fonte e informações em: http://barlavento.online.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário