quinta-feira, 23 de julho de 2009

AIA 2009 COD competition / Primeiro Prêmio para Albert M. McDonald

board_005-copy

Albert M. McDonald, um arquiteto da PBCL Arquitectos associados, ganhou o concursos para a AIA 2009 COD Competition criando o conceito, Ouvindo o Passado, Olhando para o Futuro: A Casa de hoje.

O tema do concursos solicitou aos participantes um projeto sustentável para substituir a casa demolida de Rachel Raymond, casa projetada por sua irmã Eleanor Raymond, Faia.

O novo projecto para uma casa e exteriores de 2500 m² seria colocado no site original, utilizando o mesmo programa breve como o original, mas seria uma interpretação contemporânea contemplando agora estratégias sustentáveis para a sua construção e manutenção.

board_010-copy

"Referenciando a proposta como uma resposta à história, bem como a situação actual da casa original de Raymond usando a casa original como ponto de partida e inspiração", explicou o arquitecto vencedor sobre o modo como abordou o problema e partiu para a concepção do projecto.

board_008-copy

board_011-copy

Foi explorado aqui um projecto de uma forma clássica, criando um espaço corredor que desenvolve o projecto de forma livre mas contida num grande "envelope" o contentor sendo-lhe atribuido uma materialidade especifica que neste caso seria a do painel zincado pelo exterior com revestimento interior em poliuretano expandido, o comum chamado "painel sandwich".

Para alternar e criar maior dinamismo ao conjunto o arquitecto impõe ao longo do desenho uma forma em "L" no seu corte servindo essencialmente para separar os espaços privados dos espaços mais expostos ao exterior.
board_007-copy


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário