sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Bloco 16 - René van Zuuk Architekten



Bloco 16 é parte de um grande plano concebido por OMA para um novo e prestigiado centro de Almere. Os blocos autónomos e expressivos, reagem em duas condições: Como uma grande e complexa armadura parecendo uma embarcação ancorada no porto. No outro extremo está o movimento suave da fachada desenhada com vários angulos procurando o seu enquadramento e dos blocos habitacionais no lugar.



O bloco habitacional serve-se de uma cave que constitui um parque de estacionamento (desenho OMA) que se define como um pedestal de suporte a toda a intervenção.



O desenho do Bloco 16 é largamente baseada na análise de um conceito de nome "túnel formwork". A implementação deste conceito de construção é financeiramente atraente no desenvolvimento de importantes projectos de habitação.



O princípio básico do túnel formwork é o vazamento simultâneo de pisos e paredes. Semelhante a técnicas de extrusão, o que exige o desenho de uma secção constante. É prática que os "túneis" sejam também formados por uma constante de comprimento, resultando em um esqueleto regular estrutural.



A variação no comprimento dos túneis adjacentes rompe a estrutura monótona. O resultado é uma superfície ondulada da fachada fornecendo o bloco com uma dinâmica de qualidade. Esta aplicação incomum do túnel formwork implica um aumento relativamente pequeno dos custos de edifício, mas gera uma imagem bem mais expressivo.



section 03

1 comentário:

  1. Para quem gosta de arquitectura, é sempre bom, receber notícias destas.

    Parabéns !!! e continuem...

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu Comentário