terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Vila NM - Un Studio - Ben van Berkel


VilLA MN é uma casa de verão situada numa área montanhosa de relevo acentuado, a cerca de duas horas de carro de Nova York. Esta localidade do estado de Nova York, costumava ser um destino para a elite durante os anos vinte e trinta e tornou-se mundialmente famosa durante o verão de'69 com o festival Woodstock. Nos anos seguintes, a área sofreu uma queda na popularidade, mas agora trinta anos depois encontra-se de novo aberta para novos desenvolvimentos e está a recuperar a sua popularidade entre os jovens de Nova York que gostam de escapar da azáfama da grande cidade.

A casa está situada num terreno de 7.000 m2 com uma enorme vista panoramica de 360º sobre as florestas e prados do lugar. O declive do sitio é utilizado como dispositivo para o programa e volumétria organizando a casa.

Uma única caixa como um volume bifurcado em dois, um na sequência do Norte e o outro levantado acima da colina criando um parque de estacionamento coberto e gerando um nível de organização interna divididos.


A transição volumétrica é gerada por um conjunto de cinco paredes paralelas que rodam ao longo de um eixo horizontal e da vertical para horizontal. As paredes tornam-se piso e parede conforme percorremos o espaço da casa.

A superfície deliberada foi concebida para manter essa transição e é repetida cinco vezes na casa.

Padronizou-se e pré-fabricou-se todos os elementos estruturais do edifício de modo a poder baixar os custos sem reduzir na qualidade espacial do interior.

A cozinha e sala de jantar no andar térreo estão ligados por uma rampa de acesso para o espaço habitado, de 1,5m de altura para permitir uma mudança radical na vista sobre o vale. A mesma rampa liga as áreas dos quartos principais com os quartos das crianças, no segundo andar.


Todos os equipamentos funcionais, como a casa de banho, cozinha e lareira estão situados no eixo vertical da casa. Esta organização permite o descongestionamento dos muros exteriores.

Os quartos que exigem um maior nível de privacidade estão parcialmente fechadas para o exterior e todos os outros quartos estão equipados com grandes vãos de vidro.

A materialização do projeto é uma combinação de betão e vidro com uma luz de construção metálica. A inteligente transformação de uma forma geométrica e da padronização dos elementos estruturais permitiram a produção económica de uma peça estrutural muito forte e ao mesmo tempo com uma construção espacial de qualidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário