segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Apartamentos para Estudantes na Route des Petits Ponts - Paris - OFIS ARHITEKTI



O projecto envolve um dormitório com 180 estúdios no local do Stade de Ladoumègue no 19 º distrito de Paris. O edifício faz parte do desenvolvimento urbano feito pelos arquitetos Reichen & Robert.

Nos inícios de 2012, a maioris da rede de transportes vai passar pelo lugar, e a meta é concluir o projecto antes da abertura, em 2011. Outro projeto meta é atingir um edifício com consumo muito pouco poder, o desejo de aderir à cidade de Paris através do seu "Plano de clima". Os principais objectivos do projecto é conceber uma casa para acomodar os alunos capazes de oferecer-lhes um ambiente saudável para estudar, aprender, se divertir, reunir ... Os edifícios devem ser "energeticamente eficientes" e ser construída no final de 2010. Para atingir estes objectivos, com o desempenho energético ea construção tempo tabela plano foi o foco de uma concepção simples, bem ventilado e isolado objeto que irá funcionar na melhor das hipóteses durante todas as estações.


A parcela tem uma configuração muito particular; 11 metros de largura e estende-se com cerca de 200 metros de comprimento no eixo norte-sul, o que prefigura a importância do tratamento da fachada oriental com vista para o prolongamento da rua e de pequenas pontes (des Petits Ponts). Além disso, esta rua vai ser servida por uma ciclovia e circuitos pedonais e viários. O prolongamento da rua das pequenas pontes também leva ao Canal de l'Ourcq, daí a prioridade do tratamento paisagístico para acompanhar esta paisagem urbana.


No nosso caso, não se trata apenas de um prédio de se integrar no seu ambiente, mas sim o de integrar um pedaço de rua, uma fachada composta de edifícios e paisagem.

A residência segue a trama urbana, que são divididos por dois blocos partilhando um arranjo exterior paisagístico.

Ambas as partes estão organizados segundo uma estrutura simples e funcional para uma lógica económica e otimizada. No piso térreo estão o lobby, os quartos, áreas comuns abertas durante o curso e alguns estúdios (acessível para pessoas de mobilidade condicionada). Todos os estúdios estão na parte superior bem como um terraço.



Os planos são organizadas de acordo com a simples gestão e manutenção. Foi também a tarefa de prestar aos estudantes um ambiente interior e exterior de qualidade com a criação de locais de encontro, em que cada estudante possa se sentir bem e desfrutar da paisagem. O acesso à residência situa-se entre os 2 edifícios. Por razões de segurança e de gestão, existe apenas uma entrada. Nós usámos o sistema de fluxo horizontal, tendo em conta limitações técnicas relacionadas com o complexo desportivo. As circulações são naturalmente iluminadas e ventiladas, permitindo vistas no sentido Leste-Oeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário