domingo, 14 de dezembro de 2008

Oscar Niemeyer quase a cumprir 101 anos

http://www.edifick.com/wp-content/uploads/2007/08/l_11.jpg

Oscar Niemeyer continua a dar a dimensão dramática, ainda pouco antes de chegar à idade bíblica de 101 anos, que se reunirá a 15 de Dezembro. Vestido com um terno bege claro, em seu estúdio no Rio de Janeiro, o arquitecto estrela no conselho traço quem fez dele famoso: voluptuoso curvas.

O brasileiro, conhecido em todo o mundo, "inimigo declarado" de George W. Bush e um amigo próximo de Fidel Castro, ainda tem muitos planos. E ele ainda está recebendo solicitações de todos os lados. "A obra mantém os jovens, e envelhecer é horrível", Niemeyer foi justificada, o pai da moderna arquitectura do seu país, durante uma recente entrevista à DPA, com o típico sem jeito que ele caracteriza.

Também é insignificante como os fãs têm de sentir a obra de Niemeyer ao redor do mundo. E surpresa, seguido por um profundo sentimento de respeito, quer perante os prédios de Brasília, a capital do país concebido e desenhado por ele em the'50s, ou em frente da sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. A reunião com as idéias de Niemeyer derramou concretas semper envolve a descoberta de maneiras totalmente insólita e inesperada.

"A boa arquitetura, uma que eu prefiro, também é uma distinta arquitectura que você sabe, isso não se repita e que assume o papel de um trabalho artístico. E as obras de arte, para mim, semper surpreendente", comentou Niemeyer em novembro passado.

O arquiteto, que odeia a linha recta e tem, nas palavras de Le Corbusier, as montanhas do Rio gravadas nos olhos, nasceu no Rio, como um dos seis filhos de um empresário alemão de ascendência. Após terminar seus estudos de arquitetura, sua estrela começou a subir depois de se trabalhar com os seus ídolos Lucio Costa e Le Corbusier.

Depois de ganhar fama internacional em 1943 com a sua concepção, do Ministério da Saúde no Rio, Niemeyer tornou-se a traça da sede das Nações Unidas em Nova Iorque em 1947. Isso foi seguido por Brasília, ele concebido em conjunto com Lucio Costa, no 50, e de vários edifícios na Europa. Mas durante a ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1985, o arquiteto-lo de exercer a profissão como perseguição política.

Mas também o Brasil, o quinto maior país da Terra, revelou-se demasiado pequeno para o impulso criativo de Niemeyer. O arquiteto tem trabalhado em Itália, Espanha, França e Israel, entre muitos outros países do mundo. Isso porque os professores não sabiam o que é o status quo.

Após ficar viúvo em 2004 após 76 anos de casamento com peques, Niemeyer casou em 2006, no qual ela foi seu secretário durante muitos anos. E para alguém de sua altura, também um período de 100 anos parece curta: "Já fiz muito poucas coisas na minha vida. A vida é muito curta, apenas um sussurro", diz ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário