quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Câmara de Lisboa aprova 39 projectos para a Baixa Chiado



18/12/08, 10:20
OJE/Lusa

A Câmara de Lisboa aprovou ontem 39 processos urbanísticos para a Baixa Chiado, incluindo o projecto de arquitectura do Museu da Moda e do Design e da Loja do Cidadão.

Os processos referiam-se a 171 fogos, 35 mil metros quadrados de comércio, 25 mil metros quadrados de serviços e um hotel com 50 quartos, afirmou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal.

A área da Baixa estava bloqueada há 14 anos no Plano Director Municipal, tendo as medidas preventivas publicadas a semana passada em Diário da República permitido a aprovação destes processos.

Entre estes, conta-se o projecto de arquitectura para a instalação do Museu da Moda e do Design e da Loja do Cidadão no antigo edifício do Banco Nacional Ultramarino. Trata-se de um dos designados projectos âncora da revitalização da Baixa Chiado.

O plano de pormenor prevê ainda a instalação de hotéis no Convento Corpus Chiristi, no edifício da Pastelaria Suíça e no quarteirão do Braz e Braz, bem como a reabilitação do quarteirão da Bertrand do Chiado.

A vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa Helena Roseta apresentou uma proposta, que não foi votada, para a afectação de parte dos fogos reabilitados da Baixa a arrendamento jovem ou a custos controlados.

Helena Roseta sublinhou que Lisboa é a maior cidade universitária do país, com 100 mil estudantes, um quinto da população, que podem permanecer na capital, regenerando-a.

A Câmara aprovou igualmente a aquisição de um edifício no Largo de São Miguel, em Alfama, para a instalação do futuro Museu da Comunidade Judaica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário