terça-feira, 3 de agosto de 2010

Arranha Céus Horizontal - Steven Holl


A pairar sobre um jardim tropical, este arranha-céus "horizontal", comparado com o Empire State Building, alto, une em uma visão a sede Vanke Co. Ltd, escritórios, apartamentos e um hotel. Um centro de conferências, SPA e estacionamento estão localizados sob o grande verde da paisagem, o espaço público.
O edifício foi concebido como um objecto flutuante na paisagem, deixando apenas tocar o chão por volumes estruturais de acesso, as escadas e elevadores.

A ideia parte da capacidade dos edifícios verticias embora tenha transformado esse conceito num elemento horizontal que apenas toca o pavimento no mínimo possível.
Por debaixo deste volume, é desenhado uma pasisagem exterior que se enquadra com a envolvente como se o edifício não estivesse ali, o que acaba ao mesmo tempo por enquadra-lo por este desenho não se tornar inocente, conjugando envolvente e projecto numa única peça dividida em dois elementos, os volumes e a paisagem.

As zonas de hotel e serviços elevam-se em volumes de vidro com vista a 360º sobre estes espaços exteriores enquanto que os volumes de habitação foram dliberadamente direccionados para a paisagem envolvente a outra escala de vistas.

Steven Holl monta aqui não só um coneito já explorado por Koolhas mas associa-lhe outra caracteristica principal, os conceitos bio climáticos, ao aproveitar as baixas de temperatura em zonas pontuais do edifício aliado ao desenho dos espaços exteriores.

Assim o desenho dos exteriores assume aqui uma dupla função, programatica e funcional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário