segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

‘Olhar / Look at Niemeyer’ mostra o génio do brasileiro no dia dos seus 102 anos

Mais de 300 fotografias de 103 autores estão reunidas no livro Olhar/Look at Niemeyer, que será lançado em Lisboa no dia 15 e mostra a «genialidade actual» do arquitecto brasileiro, disse à Lusa o coordenador da obra.
Mostrar a «genialidade, a ousadia e o fugir das convenções característicos da obra de Niemeyer e o apelo à dimensão humana que a vida e obra deste arquitecto ainda constituem nos dias de hoje» é um dos objectivos do livro, disse à Lusa Carlos Oliveira Santos, que escolheu para o lançamento o dia em que Oscar Niemeyer faz 102 anos.

O livro tem edição bilingue (Português/Inglês), contém um texto e um desenho inéditos de Siza Vieira e reúne imagens seleccionadas das 1100 tiradas por fotógrafos de 11 países que se candidataram a um concurso internacional. O concurso foi realizado em 2007 pela Comissão para as Comemorações dos 100 anos de Oscar Niemeyer - Portugal.

«O livro dá uma panorâmica disseminada da individualidade, da ousadia criativa de reconstrução de fórmulas e formas características de Niemeyer e da lucidez fabulosa que mantém aos 102 anos e que nos levam, necessariamente, a ter uma nova versão sobre a questão da idade», disse Carlos Oliveira Santos, professor universitário e estudioso da obra do mestre brasileiro.

Fonte:http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=157005

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário