terça-feira, 9 de junho de 2009

Relembrar Adalberto Libera

Adalberto Libera nasceu na Villa Lagarina, perto de Trento, no norte da Itália.

Formou-se a partir de Parma's Institute of Art, em 1925 e, depois, em 1928 a partir de Roma da Escola Superior de Arquitectura.

Tornou-se conhecido junto dos seus companheiros através de ideias sobre a arquitectura moderna e o futuro da arquitectura mesmo antes de terminar o curso.

Foi um dos fundadores da MIAR (Movimento Italiano per l'Architettura Razionale.

Com sede em Roma, MIAR foi um rival à organização Gruppo Sette, que foi baseado em Milão e como ele foi convidado por Ludwig Mies van der Rohe para a Exposição 1927 de Stuttgart (Deutscher Werkbund).

Em 1928 e 1931 ele organizou as exposições de MIAR Architettura Razionale em Roma.

Ele contribuiu para a Exposição de 1932 na Revolução Fascista mostrando-se um arquitecto extremamente capaz e talentoso e um dos mais influenciadores do Futurismo Racionalista, sendo também um politico astuto.

A sua actividade como fundador e secretário da MIAR permitiu-lhe estabelecer uma estreita relação de trabalho com os altos quadros do regime fascista em Roma onde todas as grandes decisões foram tomadas sobre os financiamentos públicos de construção de programas, e que foram responsáveis pela entrada de centenas de novos edifícios públicos necessários para Mussolini e a modernização do seu regime.

Graças a essas conexões ele teve uma oportunidade de carreira ao longo de todo o regime fascista concebendo a maior parte dos muitos edifícios notáveis durante a década de 1930, alguns dos quais, obras do movimento moderno internacional.

Um dos mais importantes é o Palazzo dei Congressi (Palácio do Congresso), no euros em Roma. Este edifício apresenta a grande capacidade de Libera para a concepção numa linguagem metafísica que se sente entre o modernismo e neo-classicismo.

Foi ele também que desenhou a Casa Malaparte para Curzio Malaparte na ilha de Capri (1938), um dos mais extraordinários exemplos de poesia arquitectónica.



2 comentários:

  1. Gostava de esclarecer que a ultima foto aqui representada não pertence ao Arq. Adalberto Libera nem ao seu projecto da Casa Malaparte, mas sim ao projecto da Casa Tólo do Arq. Alvaro Leite Siza.

    Cumprimentos,
    Luis Marques

    ResponderEliminar
  2. Agradeço desde já a sua presença neste blog bem como a correcção quanto ao projecto e foto.

    Todos os comentários e correcções são sempre bem vindos.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu Comentário