domingo, 7 de junho de 2009

Sapphire Gallery de XTEN Arquitectos

Podemos ver neste projecto a conjugação e o bom entendimento entre estrutura e "forma".


Por detrás de um programa para uma galeria residencial, o atelier XTEN Arquitectos concebeu este projecto partindo do principio que seria preciso ter espaços amplos e bem iluminados que sugerissem a circulação entre os vários espaços da exposição.


Com recurso a estruturas metálicas oferecendo generosos vãos, utilizaram como materiais de revestimento o gesso cartonado, painéis perfurados de gesso cartonado e o vidro para além de utilizarem o aço.


Esta utilização da estrutura como parte do conceito de arquitectura é sempre enriquecedora, pois o resultado é que no espaço bem como nos alçados tudo é composição não se realizando a distinção entre estrutura e "decoração" ou ornamento.


Nas actuais tendências de arquitectura este método de concepção é extremamente eficaz conseguindo puros minimalismos pois o espaço é composto por estrutura que ao mesmo tempo é composição ou seja tudo é indispensável e ao mesmo tempo é o mínimo possível de construir.

Neste caso foi também usado o bem conhecido método chamado de cnc que consiste no corte de chapas metálicas assistido por computador com recurso a programas cadcam.

Este tipo de construção permite economizar os custos da estrutura recorrendo ao desenho paramétrico das peças base da estrutura desenhadas ao pormenor com mapas de perfuração e soldagem podendo então ser transportada em partes devido ao seu carácter auto portante.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário