terça-feira, 9 de junho de 2009

Casa Schroder de Rietveld



Relembrando clássicos da arquitectura como marcos na sua história, projectos como este de certo marcaram muitos dos arquitectos seus contemporâneos do mesmo modo como hoje somos inevitavelmente influênciados por obras de original conteúdo.

Estes "modelos" servem-nos sem dúvida de porto seguro para observarmos o melhor modo de resolver muitos dos problemas que nos surgem na prática do dia a dia não oferecendo arbitrariedade ás nossas escolhas mas sim uma metodologia lógica e concisa apoiada em rigor conceptual.

Voltando a este projecto, esta casa desenvolve-se em dois níveis.

O piso inferior é constituída por cozinha, espaço de refeições e sala de convívio, uma sala de leitura e um espaço que até 1933 era o estúdio de Gerrit Rietveld utilizado para o seu próprio escritório, um quarto de serviço, e uma arrecadação.

O piso superior foi considerado espaço sótão do edifício de modo a se tornar compatível com as exigências legais do planeamento local.



Assim todas as áreas foram pontualmente delimitadas por divisões portáteis incluindo os quartos e instalações sanitárias (estávamos em 1924).



O conceito foi usado para que as crianças pudessem ter um maior espaço aberto para jogar durante o dia e, em seguida, fecha-lo para ser usado durante a noite em quarto privado.



Mais informações em : http://www.galinsky.com/buildings/schroder/index.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário