quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Novas Tecnologias na Arquitectura



SPARC é uma equipa internacional de arquitectos do MIT em Boston, com uma equipe multidisciplinar, do fundo do MIT Media Lab. A equipa criou-se através da investigação contínua sobre ambientes interactivos inteligentes, aplicada ao mundo da arquitectura, design, urbanismo e de arquitectura paisagística.



Esta nova relação entre as tecnologias e espaços construídos, abriu um amplo leque de possibilidades, que estamos apenas começando a ver.



De facto dentro em breve e num futuro próximo assistiremos a meu ver a uma verdadeira revolução na tecnologia usada no interior dos edifícios, não só pela possibilidade quase ilimitada de resposta espacial ao nível sensorial mas como muito rapidamente se aproveitará esta mesma técnica para tornar os espaços mais eficientes.



Imaginemos um espaço de tal modo interactivo que se possa configurar fisicamente segundo parametros como a temperatura, exposição solar, ruído ou até mesmo segundo o número de ocupantes.

Trata-se do verdadeiro conceito de arquitectura ao vivo explorando materiais que respondem eficazmente ao comportamento humano e ambiental do espaço físico.

Se tudo isto for verdade e vier mesmo a materializar-se em vários projectos, a arquitectura tornar-se-á inevitavelmente imóvel e inconstante consoante o carácter da sua utilização, terá conteúdos programáticos pré definidos que fácilmente se poderão tranformar consoante as interacções.

3 comentários:

  1. Boa tarde,
    Gostaria de saber o site oficial desse grupo (SPARC) não consegui localizar.
    grata,
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. A informação de que dispomos é de que o site oficial encontra-se em:

    http://sparc-lab.com

    Obrigado pela sua visita.

    ResponderEliminar
  3. Os arquitectos na sua vontade inovadora, estão a esquecer um dos valores indispensáveis á sobrevivência da vida, ou seja o respeito pela Natureza. Vejam no you tube "crash course" e pensem na nossa sociedade complexa baseada na energia barata, que provocou a total degradação dos recursos do nosso planeta. Pensem bem como manter esta parafernália de edificios num futuro com energia cara e total insegurança social e ambiental? A vontade da construção em sitios totalmente desadequados como em cima do mar, chega a ser confrangedora...é preferível comprar um barco...

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu Comentário