segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vencedores do Concurso para a Universidade de Vienna

Na sequência da apresentação do Plano Diretor para o novo Campus da Universidade de Viena Economia e Negócios (WU), em Maio de 2008, o WU e Bundesimmobiliengesellschaft (BIG), juntamente com a Áustria Federal do Ministério da Ciência e Investigação Johannes Hahn e Vereador da Cidade Rudolf Schicker (Departamento de Desenvolvimento Urbano e Trânsito), anunciou recentemente os projetos vencedores do presente concurso internacional de arquitectura para um Campus daUniversidade de Viena.


O concurso internacional, de duas fases para a prestação de serviços de arquitectura para o novo Campus da Universidade deViena Economia e Negócios foi realizada em simultâneo para vários complexos de edifícios.



O Júri decidiu sobre a seleção dos seguintes projetos:

Zaha Hadid Arquitetos - Zaha Hadid, na Alemanha Biblioteca e Centro de aprendizagem (LLC)

Hitoshi Abe Studio - Hitoshi Abe; Japão Departamento Building (O2)

Estudio Carme Pinos - Carme Pinos, Espanha Departamento Building (W1)

NO.MAD Arquitectos - Eduardo Arroyo, Espanha Executivo Academy (W1-AE)

CRABstudio Arquitectos - Peter Cook, Inglaterra, Departamento de Construção (W2)

O Plano Diretor estabeleceu a infra-estrutura e espaço livre de concepção do novo Campus Universitário e divide o projeto em várias parcelas. O tema do concurso foi a concepção arquitectónica do edifício para cinco complexos com base no Plano Diretor. Juntamente com o centro de palestras desenhado por BUSarchitektur, com uma área aproximada de 90.000 m2 que será caracterizado por uma grande diversidade de arquiteturas e proporcionar uma Universidade com 102.000 m2 de área útil.



"A construção do novo Campus WU é um incentivo para as empresas por dois motivos: primeiro, terá como resultado a modernização estrutural do ensino e da pesquisa em economia, algo que tem sido ansiosamente esperada há algum tempo, e em segundo lugar, a construção constitui uma parte importante do pacote de medidas adoptadas pela Áustria e pelo Governo Federal.

O novo WU gera não só conhecimento, mas um investimento de cerca de 250 milhões de euros acima de tudo vai criar emprego e gerar o crescimento ", afirmou ministro federal Johannes Hahn.


Vivendo e Aprendendo no Campus

Em conjunto com a Universidade de Viena Bundesimmobiliengesellschaft de Economia e Negócios é o objectivo principal o de criar um novo campus para o ensino e para a investigação.
O conceito de um moderno serviço orientado para universidade exige uma melhoria qualitativa e quantitativa para os estudantes e pesquisadores. Quanto às visões e exigências, o Reitor Universitário Christoph Badelt comentou que "o novo campus urbano caracteriza-se por responder às necessidades daqueles que estudam, e devem, portanto, facilitar a vida de aprendizagem".

Com o seu novo campus, que será simultaneamente acessível e atraente para o público, a Universidade de Viena Economia e Negócios será convidada a participar activamente na vida urbana de Viena.

Os próximos passos para realizar o projeto vai ser a negociação de contratos com os escritórios individuais de arquitectura envolvidos.

"Esperamos chegar a um acordo rápido, a fim de concretizar o ambicioso objectivo de iniciar as obras no início de 2010.

O nosso cronograma prevê o início do projeto, em Janeiro de 2009, de modo que o resultado do pedido pode ser apresentado às autoridades até ao Outono 2009 ", explicou Stadlhuber Christoph, Gerente do BIG.

Imagens: BOA/WU, Heiland / Zaha Hadid Architects, Hitoshi Abe, Carme Pinós, CRABstudio, NO.MAD Arquitectos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário