sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Casa Nakayama, Suzaka, Nara, Japão 1983/85 - Tadao Ando

http://www.archiweb.cz/images/subjects/logo_portrait/subject_23.jpgNunca é tarde para relembrar um mestre como Tadao Ando.

A casa Nakayama é uma das obras mais simples de Ando, e também uma obra que mostra claramente as suas ideias arquitectónicas. A casa consiste numa caixa alongada de betão com dois andares de altura com uma parede de um andar de altura ao seu lado. A entrada é aproximada através de uma apertada faixa entre a parede e a caixa em si, permitindo a percepção de um inteiro monólito de betão, com a excepção de três aberturas verticais que se podem considerar a fachada frontal. Sendo estreita, a entrada serve como uma clara barreira entre o espaço público e o espaço privado.
A planta é dividida em dois ao longo do eixo maior do edifício. Uma divisão é mantida destapada para fornecer um pátio. O resto é dedicado às áreas de utilização diária, que se extendem nos dois andares. O rés-do-chão contem a cozinha, sala de jantar, sala de convívio e pequenos compartimentos de serviço. A parede da sala de convívio que está virada para o pátio é envidraçada, permitindo a entrada de luz natural na casa.
O primeiro andar é novamente dividido em dois, ocupando o terraço metade da área do andar. O terraço está em conecção com o pátio inferior, através de uma escada com degraus em cimento. O primeiro andar contem o maior e melhor iluminado quarto e um quarto com estilo japonês.

Ando está relacionado com a ideia do Regionalismo Crítico ao aderir ao carácter rigoroso da arquitectura de Osaka.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário