quinta-feira, 26 de março de 2009

Mush House - Studio 0.10 Architects



Quando pensamos em Light Steel Framimg ou em bom português, por estrutura de aço leve, vem-nos á memória projectos de casas e estruturas pré fabricadas de frágil concepção e destinadas a casas de "2ª" ou de inferior qualidade apenas por se tratar de um pré fabricado.

Este conceito tem vindo a ser alterado a medida que as tecnologias evoluem e os requisitos de qualidade aumentam perante a construção e o consumidor final.

De facto este projecto demonstra bem como um elemento pré fabricado pode ser executado e pensado ao mesmo tempo que atinge níveis de qualidade que não seriam possíveis no modo como é efectuada a construção tradicional.



Os clientes desta casa situada em Sawtelle Blvd, Los Angeles, queriam não só uma casa mas também espaços de exposição de arte para as suas colecções de fotografia.

O Studio 0.10 respondeu com dois volumes separados por um pátio, fazendo corresponder um dos volumes aos espaços expositivos e o outro á casa.



A materialidade do projecto é conseguida através da manipulação modular do zinco aplicado directamente sobre placas de partículas orientadas que revestem a estrutura metálica, conferindo ao projecto um aspecto monolítico.



No primeiro volume, dedicado a espaços expositivos na sua essência, desenvoleu o projecto a partir de um elemento único que acaba por gerar todo o interior do volume, um percurso.

A casa, mais recolhida no lote, privilegia a privacidade ao mesmo tempo que comunica co mo pátio gerado entre os dois volumes.


Lembrando um exercício clássico existente em arquitectura, a maquete do projecto evidencia bem o cuidado no trabalho de relações interior/exterior - exterior/interior tratando o volume como um contentor.



1 comentário:

  1. Fantástico! uma composição muito bem elaborada com uma estrtura interessantíssima! Parabéns aos arquitetos e envolvidos neste projeto!
    meu e-mail para contato é: cassisopa@hotmail.com - arquiteto

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu Comentário