terça-feira, 10 de março de 2009

Formosa 1140 - Lorcan O’Herlihy Architects (LOHA)

formosa-1140-1a.jpg

"Formosa 1140" é um novo projecto de 11 apartamentos duplex, executados pelo atelier LOHA em Hollywood na Califórnia.

A espectacularidade da solução adoptada para a materialidade do projecto, através da aplicação directa na fachada de chapa ondulada, usualmente utilizada em armazéns industriais e coberturas, é não só usada deliberadamente para a composição estética como para ventilar o próprio edifício.

Este efeito é criado como se de um envelope se tratasse á volta do grande contentor que é o próprio edifício realizando a separação programática entre espaço público e privado através de generosos pátios que se vão formando ao longo da fachada.

formosa-1140-2.jpg

A originalidade da solução adoptada não só confere ao projecto um alto sentido estético e pictórico ao mesmo tempo que resolve uma série de problemas técnicos ao nível do conforto e eficiência energética.

formosa-1140-3.jpg

A separação deliberada entre "pele" e edifício permite a realização de uma corrente ascendente de ar quente ventilando eficazmente as fachadas ao mesmo tempo que permite o atravessamento transversal de ar pelos apartamentos.

formosa-1140-4.jpg

Todos os apartamentos são servidos de pátios que partem do interior extendendo-se até ao limite da fachada exterior onde existe o contacto com os acessos comuns entre fracções, de facto, este conceito permite ainda a existência de espaços semi privados a todos os habitantes formando um percurso de espaços comuns exterior pela fachada.

formosa-1140-9.jpg

Os acessos comuns culminam no acesso comum á cobertura permitindo disfrutar das bonitas vistas do lugar estabelecendo a grande relação com a envolvente.

formosa-1140-8.jpg

Ao bom jeito de Corbusier, lembrando as famosas soluções de corte em "L" das unidades habitacionais, o atelier LOHA concebeu todos os apartamentos de modo a poderem ter no seu interior generosos pés direitos com espaços de estar com duplo pé direito e mezzanine.

formosa-1140-12.jpg

formosa-1140-11.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário