segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ordem espera “luz verde” para avançar com aldeia do meco

O executivo camarário deverá apreciar no próximo mês o pedido de alteração ao Plano Director Municipal (PDM) solicitado pela Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Médicos (OM) que permitirá avançar com o processo de instalação na zona da Adémia, freguesia de Trouxemil, do ambicioso projecto da Aldeia do Médico, que prevê a construção da Casa do Médico, de um Centro de Congressos e ainda do edifício que será a sede administrativa da OM em Coimbra.

O mesmo foi confirmado, ao Diário de Coimbra, por José Manuel Silva, presidente da SRC-OM, garantindo que, se a alteração ao PDM for aprovada, como se espera, ficará tudo a postos para que seja lançado «logo de seguida» o concurso público para o projecto de arquitectura da Aldeia do Médico, que ocupará cerca de dez hectares de terreno, na zona da Quinta do Couto, na Adémia, num investimento de vários milhões de euros.

«Temos todos os processos em suspenso porque estamos dependentes da proposta de alteração do PDM», adiantou José Manuel Silva, que já este mês teve uma reunião com Carlos Encarnação onde viu confirmadas, informalmente, as propostas de alteração que a OM tinha feito àquele documento, no sentido de ser aumentada a capacidade de construção para o terreno em causa. «Precisávamos de ter um bocadinho mais de folga», adiantou o médico.

Para além da sede administrativa da SRC-OM em Coimbra, o projecto prevê a construção de residências assistidas para médicos aposentados – a Casa do Médico – garantindo-lhes independência, qualidade de vida, conforto e segurança. Junta-se um Centro de Congressos com capacidade para 1.500 pessoas, com um espaço polivalente pronto a receber actividades científicas, formativas e de lazer, e que incluirá um restaurante panorâmico. Um “pacote” que poderá, como admite José Manuel Silva, captar para Coimbra o Turismo Científico.

Naquela área, onde está uma chaminé de uma antiga cerâmica que a OM quer preservar, está prevista ainda a construção do Museu do Médico, um anfiteatro romano para espectáculos ao ar livre, uma piscina, spa e uma zona de jogos mista, com circuito de manutenção e um court de ténis que serão construídos, como sempre defenderam os responsáveis da SRC, à medida das possibilidades financeiras daquela instituição.
Por: Ana Margalho
Em: diariocoimbra.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário