sexta-feira, 29 de maio de 2009

Gardner 1050 - Lorcan O’Herlihy Arquitectos



No plano de um modelo de desenvolvimento habitacional, Gardner 1050 utiliza uma variedade de estratégias para elevar o desenho de desenvolvimentos típicos da habitação especulativa a obras de verdadeira qualidade arquitectónica.


O projecto tem como localização o sul de Santa Monica Boulevard criando uma oportunidade única para aumentar o crescimento urbano da parte leste de West Hollywood.


Este projecto surpreende pela utilização da plasticidade dos materiais em conjunto com um bem arrumado programa. O índice de construção permissivo e a vontade de construção máxima não deixou "arruinar" a ideia de projecto.

Torna-se num jogo volumétrico simples de formas puras que adquirem complexidades não pela mera luta de forma por forma mas pelo jogo de diversas materialidades não gratuitas que marcam fortemente os vários ambientes deliberados que os autores do projecto quiseram evidenciar.



Neste projecto é bem evidente a justificação dos mais puristas em contrariar as recentes tendências da formalização dos projectos e a sua necessidade de materializar "formas" em vez de qualificar um lugar pelo significado dos vários ambientes criados através de texturas, cor, cheiros, espaço e proporção.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário