terça-feira, 25 de junho de 2013

Pavilhão Serpentine Gallery 2013 por Sou Fujimoto


 



© Sou Fujimoto Architects | Imagem © Studio Cyrille Thomas for Sou Fujimoto Architects
Projectado pelo premiado arquitecto japonês Sou Fujimoto, o pavilhão da Serpentine Gallery 2013 estará aberto ao público a partir do próximo sábado dia 8 de Junho e poderá ser visitado até 20 de Outubro de 2013.
Desde 2000, a Serpentine Gallery convida anualmente arquitectos de reconhecimento internacional para projectar um pavilhão nos espaços exteriores da galeria, abrigando um programa cultural de verão, funcionando como uma montra exclusiva para a arquitectura contemporânea que atrai cerca de 300 mil visitantes por ano, destacando-se regularmente como uma das 10 exposições de arquitectura e design mais visitadas do mundo.
As edições anteriores contaram com projectos da autoria de Zaha Hadid (2000), Daniel Libeskind (2001), Toyo Ito (2002), Oscar Niemeyer (2003), Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura (2005), Rem Koolhaas com Cecil Balmond e Arup (2006), Olafur Eliasson, Cecil Balmond e Kjetil Thorsen (2007), Frank Gehry (2008), Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa - SANAA (2009), Jean Nouvel (2010), Peter Zumthor (2011) e Ai Weiwei com Herzog & de Meuron (2012).
Amplamente reconhecido como um dos mais importantes arquitectos da actualidade, Sou Fujimoto, de 41 anos, é o 13º arquitecto a aceitar o convite de projectar a estrutura temporária para a Serpentine Gallery. Explorando estruturas orgânicas, o seu trabalho tem inspirado uma nova geração de artistas na procura de reinventar a relação do indivíduo com o ambiente construído.

© Sou Fujimoto Architects | Imagem © 2013 Iwan Baan
A estrutura projectada consiste em diversas treliças de aço com 20 milímetros, resultando numa aparência leve e transparente, como uma nuvem que se funde com a paisagem e com as formas clássicas da colunata da Galeria. Com uma área de cerca de 350 m2, a estrutura foi concebida como um espaço social, flexível e polivalente, onde os visitantes são convidados a entrar e interagir de diversas formas.

© Sou Fujimoto Architects | Imagem © 2013 Iwan Baan
Citando o arquitecto Sou Fujimoto “Seja a assistir a um evento ou simplesmente relaxar no parque, cada pessoa é convidada a encontrar um espaço singular, o seu favorito, dentro e ao redor do Pavilhão. Durante o dia, ele irá funcionar como um espaço aberto a todos os visitantes, com um café no seu interior. Os terraços formados pelos socalcos com maior área podem ser usados como espaços de eventos, enquanto os outros proporcionam espaços para cada visitante a habitar e explorar. De certos pontos de vista, a forma de nuvem frágil do Pavilhão parece fundir-se com a estrutura clássica da Serpentine Gallery, e os seus visitantes parecem estar suspensos no espaço entre arquitectura e natureza.”

© Sou Fujimoto Architects | Imagem © 2013 Iwan Baan
No dia da sua abertura ao público, no próximo sábado 08 de Junho de 2013, o arquitecto Sou Fujimoto fará parte de uma palestra pública, a primeira de uma série de eventos públicos que terão lugar durante o verão, onde é convidado a falar sobre o seu percurso profissional, focando sobretudo o seu projecto visionário para a Serpentine Gallery Pavilion 2013, onde experimenta conceitos de imaterialidade e leveza.
Saiba mais em http://www.serpentinegallery.org

Fonte: Archready

2 comentários:

  1. treliças? mas este artigo foi escrito por um engenheiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Ver tipos de estrutura no google, uma treliça não tem forçosamente que ter uma geometria triangular segundo formas estruturais convencionais, aliás cada vez mais vemos na arquitectura os elementos estruturais tradicionais, (pilares, vigas, asnas, etc..) desempenharem novos papeis, e a quebrarem assim novos limites proporcionando novas vantagens á arquitectura. Curiosamente muitas das vezes estes problemas são resolvidos em equipa entre colegas Arquitectos e Engenheiros. Em portugal a tradição do voltar as costas por parte de ambos (Arquitecto e Engenheiro) faz da nossa profissão o que está á vista... Obrigado.

      Eliminar

Obrigado pelo seu Comentário