segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Público - "Que se lixe o contexto"


"Fuck the context" ["Que se lixe o contexto"]. Esta radical e provocadora afirmação foi feita, em 1995, pelo arquitecto Rem Koolhaas e ilustra não só a sua iconoclástica apologia de uma auto-suficiente "grandeza" (bigness - não confundir com grandiosidade, conceito qualitativo) que se sobrepõe a todos os valores, como contexto, discurso artístico, identidade e até à necessidade da própria arquitectura.

O objecto arquitectónico a partir de uma certa escala passa a um ponto sublime de auto-suficiência expressiva e afirma-se sem necessitar de diálogo com a envolvente. Pelo contrário, este desprezo pelo contexto é a condição imperativa para o seu carácter sublime. Este conceito foi desenvolvido a partir de Delirious New York (originalmente publicado em 1978) com uma retórica sedutora e eficaz, não tivesse Koolhaas sido, antes, jornalista e scriptwriter cinematográfico. Ora, a única palavra para descrever esta atitude é arrogância. E quando ela é aplicada numa arte e actividade que transporta em si uma tamanha influência e responsabilidade na qualidade de vida quotidiana e na sua relação com a paisagem e a Natureza, como a arquitectura, as consequências, essas sim, são enormes.

Passemos agora para o projecto Estoril Residence, de Gonçalo Byrne, no local do antigo Estoril Sol. Não pretendo aqui desenvolver apreciações sobre a demolição do Estoril Sol (já o fiz no PÚBLICO - Sol no Estoril, Delírios em Lisboa) ou considerações estéticas sobre a sua arquitectura (já o tratei na perspectiva do Genius Loci no PÚBLICO, Eclipse Total no Estoril, 19/8/2007), mas sim sobre a "conveniência" deste projecto para uma vila e uma região costeira, que se pretende afirmar perante o turismo internacional de qualidade, como vila histórica consolidada e inserida numa paisagem de beleza natural autêntica e preservada.

Cascais tem procurado afirmar o prestígio do seu carácter histórico patrimonial num pretendido equilíbrio dialéctico entre as características pitorescas de uma vila piscatória e a erudição aristocrática das villas e palacetes vindas do período D. Carlos. Isto, também numa continuação contrastada de uma pretendida sofisticação mais cosmopolita representada pelo Estoril e pelo Monte Estoril, imediatamente adjacente. Ora, não precisamos de relembrar os recentes acontecimentos do Tamariz, para sentir a confirmação de que estes locais há muito que se transformaram em zonas de expansão e ocupação da verdadeira megacidade-dormitório periférica em que esta costa se transformou. Processo este iniciado, muito antes, com as primeiras construções J. Pimenta, que marcaram também o início da ausência de planeamento estratégico e do "eclipse" da Costa do Sol.

Nesta perspectiva, é difícil compreender a aprovação deste projecto residence pelo autarca de


Cascais, na oportunidade única que constituiu a demolição do Estoril Sol, para se desenvolver um outro projecto com uma boa contextualização histórica nas pretendidas características de Cascais e com uma inserção corrigida e correcta na paisagem. Isto, depois de um "delírio" prévio e irresponsável, com a ideia de uma torre na marina e depois da polémica inserção forçada do centro comercial na escala "Estado Novo", da entrada da vila.

Que dizer (escultura habitável?) sobre um objecto arquitectónico "autista", hermético, que pretende existir em auto-suficiência egocêntrica, num isolamento arrogante que despreza a paisagem, violentando-a... um edifício completamente dependente da climatização artificial, que pretende servir de plataforma privilegiada para usufruir de um horizonte marítimo, mas onde não se pode abrir uma única janela?

Nesse aspecto, a profecia perversa e a promessa egoísta e sociologicamente ridícula do filme de promoção cumpriu-se... os únicos que vão ter o privilégio de serem poupados à violência deste atentado à paisagem e ao horizonte... vão ser os seus habitantes. Historiador de Arquitectura

Fonte: Público

4 comentários:

  1. Os historiadores pecam por ter uma visão só num sentido: para o passado.
    Esta análise é um bom exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Engana-se meu caro,(anterior comentário) esta análise revela como se pensa em arquitectura.Coisa que nem todos sabem fazer e 90% da população nao sabe o que significa...e depois acontecem coisas destas. Há de facto caracteristicas a serem respeitadas senão as coisas nao fazem sentido, com visao no futuro mas isso nao significa que nos esqueçamos do passado.Ele é a base. E até lhe digo mais, sabe o que significa Identidade? Cultura? Património Imóvel? História? pois é, sao quatro dos conceitos mais importantes que nos definem como povo e como sociedades diferentes umas das outras.Dão-nos valor! Mas infelizmente as populações deixaram-se levar pela globalização e pela mentalidade de que o que é antigo é mau em todos os níveis e o que era nosso nao tem valor...sem pensarem que o podem respeitar e construir sim um futuro que deriva desse passado. viva a ignorância.
    De resto os meus PARABÉNS a quem criticou esta aberração de Cascais...que podia ser introduzida EM QUALQUER LADO!!!
    Raquel Martins.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela participação no blog, coisa rara que tem acontecido.

    ResponderEliminar
  4. Qual é o problema da arquitectura ser introduzida em qualquer lugar? Isso é óptimo. É das melhores qualidades que se pode dizer duma obra na minha opinião. Mas na verdade não quer dizer muito. Porque muitas obras podem ser introduzidas em qualquer lugar! As pessoas que afirmam isso devem odiar a villa Savoye... ela podia ser introduzida em qualquer lugar! Devem também detestar a Farnsworth House! As pessoas devem também detestar a Pop Art, e todos os movimentos artisticos que caminharam para des- elitização da arte, para a sua banalização e para a sua repetição...

    Podem responder que o contexto é importante. Mas o contexto mais importante de todos são as pessoas. E as pessoas, usam levis e comem macdonalds e bebem coca cola e andam de carro e fumam cigarros... O que nos distingue? O nosso património? A história? A nossa cultura? Mas nós também podemos ser introduzidos em qualquer lugar!!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu Comentário