domingo, 30 de maio de 2010

Arquitectura 'TOP' para centro pop



É como já foi definido o projecto que ganhou o concurso internacional lançado pela República da China para a construção do primeiro centro só para música pop. Vai ser construído em Taipé e tem como objectivo tornar-se numa "zona vibrante" da cidade.


O primeiro equipamento cultural a ser exclusivamente dedicado à música pop vai ser erigido em Taipé, na República da China, com projecto da autoria do atelier de arquitectura Reiser e Umemoto, que venceu o concurso internacional.

Trata-se do primeiro equipamento cultural a ser dedicado exclusivamente à música pop asiática, com o objectivo de desenvolver e promover um estilo que, segundo o colectivo de arquitectos, ainda está numa fase embrionária mas emergente.

O vasto programa encontra-se organizado em três grandes grupos de espaços: uma grande sala de espectáculos musicais, com capacidade para 4500 e 6000 espectadores, para lugares sentados e em pé, respectivamente, uma área exterior com capacidade para 15 mil pessoas para espectáculos e um espaço multifuncional baptizado de Hall of Fame. Outros espaços, destinados a exposições, biblioteca digital e incubadoras de projectos comunitários na área musical, estarão espalhados pelo recinto.

E, à semelhança do conteúdo, a forma também é pop. Este espaço, laboratório de produção e divulgação de um género musical regional e internacional ainda por inventar, procura ser dinâmico e proporcionar múltiplas experiências em simultâneo, durante 24 horas. O visitante poderá escolher entre assistir a um ensaio ou concerto, frequentar mercados, feiras, restaurantes ou cafés ou ser ele uma futura estrela pop e submeter-se a uma audição. A qualquer hora do dia ou da noite.

A forma arquitectónica reflecte todo este dinamismo e vai buscar influências a diversas formas de cultura popular. Assim, a zona exterior combina "os conceito de circo e cidade" com o de palco móvel feirante, o que acentua todo o êxtase inebriante e vibrante do conceito. É composta por uma zona dedicada exclusivamente ao público em forma de rua e que liga directamente às exteriores da cidade. Quanto ao palco móvel, funciona à base de partículas cristalinas robotizadas que permitem a mudança de forma. Em poucos minutos, alterna de auditório sentado a em pé ou de minúsculas cabines de audiências a grandes mercados de compras. A completar este cenário, projectores gigantescos alimentados a energia solar ou leds reproduzem as imagens e os sons desta nova música pop.

Já o auditório principal combina no mesmo espaço um palco e uma torre de produção, de forma a "encorajar a directa comunicação entre produtores e artistas, conciliando actuação e produção debaixo do mesmo tecto", refere a equipa de arquitectos americano e nipónico.

Finalmente, e em sintonia com o espírito inebriante do recinto, o Hall of Fame consiste numa área com diversas funções. Será um espaço museológico das novas estrelas pop asiáticas, mas também o palco das cerimónias dedicadas a prémios ou celebrações. A partir daqui será ainda possível observar, a partir de ecrãs gigantes, todos os restantes eventos e acontecimentos a decorrer no recinto.

Espaço alucinado e alucinante, o Taipei Pop Music Center "é um ambiente coerente, não apenas por ser uma colecção de espaços performativos mas também por vir a ser uma vibrante parte da cidade. Hollywood está para o cinema assim como o Centro Taipei Pop Music estará para a música pop asiática", afirmam os arquitectos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário