quinta-feira, 15 de abril de 2010

Academia de Artes e Letras Americana distingue Siza Vieira


O arquitecto Álvaro Siza Vieira foi nomeado membro honorário da Academia Americana de Artes e Letras, recebendo o título numa cerimónia que terá lugar a 19 de Maio, em Nova Iorque, declarou fonte do seu gabinete, acrescentando que o arquitecto deverá "estar presente" no evento.

Álvaro Siza Vieira e o japonês Fumihiko Maki foram os dois arquitectos escolhidos este ano pela academia de 112 anos como membros honorários na categoria de artistas estrangeiros, revelou a Associated Press.

A actriz Meryl Streep e o maestro James Levine estão entre os novos membros deste "clube de elite", que integra nomes como a escritora Toni Morrison e os rea- lizadores de cinema Woody Allen (que em 1979 dirigiu Meryl Streep no filme Manhattan) e Martin Scorsese, que foram, até agora, os únicos cineastas a figurar neste rol de distinção. Streep e Levine entram, ao contrário de Siza Vieira e Fumihiko Maki, para a categoria de artistas americanos, por razões óbvias, embora os quatro galardoados sejam nomeados para a categoria "genérica" de Artes.

A categoria de "membro honorário" da Academia Americana de Artes e Letras foi criada em 1983, para distinguir artistas americanos cujo trabalho adquire relevância para além dos campos tradicionais da música, literatura, e das artes plásticas, que a academia normalmente distingue. Já a categoria de "honorários estrangeiros" foi criada em 1929.

Meryl Streep, aquando do anúncio da sua entrada para a categoria honorária da Academia de Artes e Letras, admitiu sentir-se "estupefacta" face à distinção, declarando não pensar sequer que a deixassem "pôr um pé na cozinha".

Quanto a Álvaro Siza Vieira, recorde-se que já no ano passado o arquitecto foi distinguido com a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects, depois de ter recebido uma condecoração semelhante da mesma organização em 2008. Estes galardões juntam-se assim ao Prémio Pritzker, que Siza Vieira já tinha recebido em 1992 pelo projecto de renovação do Chiado.

Fumihiko Maki, outro dos galardoados da Academia Americana de Artes e Letras, recebeu o Pritzker em 1993, pelo "carácter intemporal" dos seus projectos. O arquitecto japonês desenhará, com o britânico Richard Rogers, os dois edifícios que serão erguidos no terreno do World Trade Center, em Nova Iorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário