segunda-feira, 27 de abril de 2009

PRÉMIO BIENAL DE ARQUITECTURA E URBANISMO DO MUNICÍPIO DE LOULÉ

Nesta primeira edição do Prémio, a título excepcional, foram distinguidas, em cerimónia celebrada este sábado 25 de Abril, intervenções referentes ao período entre Janeiro de 2004 e Dezembro de 2007 tendo sido entregues três prémios e duas menções honrosas inerentes às categorias “Obra Nova”, “Obra de Recuperação e Reabilitação” e “Obra de Urbanização”.

Aos arqtºs Rui Alves e Teresa Rodeia (1) coube o Prémio referente à primeira categoria, “Obra Nova”, sendo que aos arquitectos João Soares (2) e Luís Carvalho Oliveira (3) couberam as distinções honoríficas referentes à mesma categoria. Na categoria “Obra de Recuperação e Reabilitação” foi distinguido o trabalho de Maria Salomé Marcelino (4) e na categoria “Obra de Urbanização” foi distinguido Fernando Galhano (5).

JÚRI

Integrava o júri, para além de Ricardo Dias designado pela Ordem dos Arquitectos-SRS e da escritora Lídia Jorge, cinco outros representantes: - Dr Seruca Emídio, presidente da C.M. Loulé;- Umrepresentante designado pela Assembleia Municipal- Dr Diogo Mateus, da Associação Profissional dos Urbanistas Portuguese; - Arqto Jorge Coelho, da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas;- Um vogal especialista das matérias técnicas analisadas designado pelos serviços técnicos da Câmara Municipal
A escritora Lídia Jorge diz que foi "gratificante" verificar que entre os trabalhos apresentados houve peças de arquitectos e projectistas que souberam "respeitar a atmosfera do lugar, sem se submeterem a princípios de imitação tradicional atávica, nem exibirem insinuações folclóricas dispensáveis".

PRÉMIOS

Os premiados recebem um valor pecuniário no montante de 1.000 euros para cada categoria, a dividir em partes iguais entre o promotor e o(s) autor(es) do projecto. Receberam ainda, um diploma, sendo ainda em cada obra premiada colocada uma placa com referência ao prémio.

Mais informações, Notícia in Jornal Público sobre o Prémio e elementos dos restantes premiados em www.oasrs.org, e em http://twitter.com/oasrs

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu Comentário