segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ordem espera “luz verde” para avançar com aldeia do meco

O executivo camarário deverá apreciar no próximo mês o pedido de alteração ao Plano Director Municipal (PDM) solicitado pela Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Médicos (OM) que permitirá avançar com o processo de instalação na zona da Adémia, freguesia de Trouxemil, do ambicioso projecto da Aldeia do Médico, que prevê a construção da Casa do Médico, de um Centro de Congressos e ainda do edifício que será a sede administrativa da OM em Coimbra.

O mesmo foi confirmado, ao Diário de Coimbra, por José Manuel Silva, presidente da SRC-OM, garantindo que, se a alteração ao PDM for aprovada, como se espera, ficará tudo a postos para que seja lançado «logo de seguida» o concurso público para o projecto de arquitectura da Aldeia do Médico, que ocupará cerca de dez hectares de terreno, na zona da Quinta do Couto, na Adémia, num investimento de vários milhões de euros.

«Temos todos os processos em suspenso porque estamos dependentes da proposta de alteração do PDM», adiantou José Manuel Silva, que já este mês teve uma reunião com Carlos Encarnação onde viu confirmadas, informalmente, as propostas de alteração que a OM tinha feito àquele documento, no sentido de ser aumentada a capacidade de construção para o terreno em causa. «Precisávamos de ter um bocadinho mais de folga», adiantou o médico.

Para além da sede administrativa da SRC-OM em Coimbra, o projecto prevê a construção de residências assistidas para médicos aposentados – a Casa do Médico – garantindo-lhes independência, qualidade de vida, conforto e segurança. Junta-se um Centro de Congressos com capacidade para 1.500 pessoas, com um espaço polivalente pronto a receber actividades científicas, formativas e de lazer, e que incluirá um restaurante panorâmico. Um “pacote” que poderá, como admite José Manuel Silva, captar para Coimbra o Turismo Científico.

Naquela área, onde está uma chaminé de uma antiga cerâmica que a OM quer preservar, está prevista ainda a construção do Museu do Médico, um anfiteatro romano para espectáculos ao ar livre, uma piscina, spa e uma zona de jogos mista, com circuito de manutenção e um court de ténis que serão construídos, como sempre defenderam os responsáveis da SRC, à medida das possibilidades financeiras daquela instituição.
Por: Ana Margalho
Em: diariocoimbra.pt

Melhores projectos de arquitectura da década em Aveiro

Núcleo de Arquitectos da Região de Aveiro iniciou as celebrações dos 25 anos de actividade com uma exposição de 35 obras construídas entre Janeiro de 2000 e Abril de 2009.

O Núcleo de Arquitectos da Região de Aveiro (NAAV) da Ordem dos Arquitectos iniciou as celebrações dos 25 anos de actividade com uma exposição de 35 obras construídas em diversas zonas do país.

A mostra, patente na Casa da Cultura Fernando Távora até 31 de Janeiro, é o culminar de um processo iniciado com um convite lançado pelo NAAV aos arquitectos, inscritos na Ordem dos Arquitectos, residentes ou exercendo a sua actividade profissional no distrito, para apresentarem a concurso no máximo cinco obras já construídas.

“A produção arquitectónica no país e dos membros do NAAV conheceu nos últimos dez anos um crescimento sem precedentes. Registar essa produção obedecendo a critérios de qualidade, tal como todos os arquitectos procuram, obrigou à definição de critérios apertados de selecção. Esta exposição, tal como foi definido no regulamento, seleccionou um conjunto de obras que, independentemente da localização, revelaram a melhor produção dos arquitectos do distrito nos últimos dez anos”, explica Ricardo Vieira de Melo, presidente do NAAV.

Foram submetidos 81 projectos de obras construídas entre Janeiro de 2000 e Abril de 2009, tendo sido seleccionados 35 trabalhos pelo júri constituído pelos arquitectos Jorge Carvalho, Teresa Rodeia e João Mendes Ribeiro.
(Ler notícia completa na edição em papel)

Por: Rui Cunha

Em: diarioaveiro.pt

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Exposição com projectos para escolas de países africanos lusófonos inaugura sábado, em Lisboa

São cinco projectos criados por seis arquitectos que poderão ser vistos pelo público a partir de 16 de Janeiro numa exposição intitulada "Cinco Áfricas/Cinco Escolas", com inauguração prevista para as 14:00, na sede da entidade.

A exposição é comissariada pelo arquitecto Manuel Graça Dias e mostra os projectos de escolas criados por cinco equipas de arquitectos portugueses: Inês Lobo, Pedro Maurício Borges, Pedro Reis, Jorge Figueira e a dupla Pedro Ravara/Nuno Vidigal criaram escolas para lugares específicos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.
Fonte: Lusa