segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Exposição Geração z #1 na Ordem dos Arquitectos


A revista Arq|a convida todos os interessados a estarem presentes para a inauguração da exposição "Geração Z #1" que se realizará no dia 21 de outubro pelas 21 horas, na galeria da Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Sul, Travessa Carvalho 21-25 Lisboa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Um dia explicarás assim um projecto...

Raffles City Hangzhou - UN Studio



O edifício de uso misto da cidade Raffles desenvolvido em altura está localizado perto do rio Qiangtan em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, situada 180 quilómetros a sudoeste de Xangai.

O projeto incorpora escritórios, zonas de lazer e comércio, habitação e instalações de hotel marcando o local de culturalmente no âmbito de uma nova paisagem urbana de Quianjiang e arredores.

Raffles City Hangzhou atingirá uma altura de 60 pisos, apresentando pontos de e para o rio Qiantang e Lago Oeste, com uma área total de quase 400.000 m2.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Arquitecto português é finalista em concurso internacional do Guggenheim


David Mares é um dos dez finalistas da "Competição de Abrigos", promovida pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque. Vencedores são conhecidos a 21 de Outubro.

O português David Mares é um dos finalistas do desafio "Competição de Abrigos" (Shelter Competition) lançado pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque a designers profissionais e amadores de todo o mundo.

Mais de 600 participantes de 68 países responderam à proposta de construir um projecto em 3D de um abrigo em qualquer local do mundo utilizando programas como o Google SketchUp e o Google Earth. Entre os dez finalistas, seleccionados pelos estudantes da Lloyd Wright School of Architecture, encontra-se "CBS - CORK BLOCK SHELTER" do arquitecto David Mares.

O projecto apresenta um abrigo em cortiça localizado no Vale dos Barris na Serra da Arrábida. Em declarações ao JPN por e-mail, o autor explica no que pensou para a sua criação:

"Penso que a ideia mais embrionária foi criar uma caixa que tivesse dois estados distintos: estado de viver/estudar e o estado de descanso. Pensei então numa caixa com várias aberturas mas que pudesse cortar por completo a relação interior/exterior quando necessário."

O arquitecto optou pela cortiça pelas suas "óptimas" características de isolamento "acústico e térmico" e por se tratar de um "bom impermeabilizante". Além de que, salienta David Mares, trata-se de "um material ecológico".

Até agora, o seu abrigo em cortiça conseguiu mais de 30 mil votos, tornando-se no mais votado dos dez finalistas. Entre os projectos participantes, David Mares destaca o "Waste-Pickers Shelter" do colombiano Alexander Niño Ruiz, por "remontar ao conceito riquexó japonês" sendo um "abrigo móvel".

A votação decorre até 10 de Outubro. A 21 de Outubro, na cerimónia de comemoração do 50.º aniversário do Guggenheim, será anunciado o vencedor escolhido pelo público, bem como aquele seleccionado pelo painel júris.

Fonte: http://jpn.icicom.up.pt/2009/10/01/arquitecto_portugues_e_finalista_em_concurso_internacional_do_guggenheim.html

Por Tatiana Henriques - jpn@icicom.up.pt