quinta-feira, 23 de julho de 2009

Chaoyangmen SOHO - Zaha Hadid Architects

Nova proposta apresentada para o cairo pela equipa de Zaha Hadid, surpreende pela originalidade e conceito desenvolvido para o tipo de programa desenvolvido.

soho_zaha

Bert da Moving Cidades (um blog focado em arquitectura contemporânea na China) mostra-nos um novo projeto de Zaha Hadid em Pequim: Chaoyangmen Soho.

O anúncio foi feito pela Pan Shiyi, uma imobiliária Mogul, presidente do SOHO China. Pan tem trabalhado em grandes desenvolvimentos tais como a Comuna pelo Great Wall e diversos projectos comerciais no centro de Pequim. O que há de interessante sobre SOHO da evolução, é que foram convidados a participar renomeados arquitectos sob fortes restrições orçamentais, a fim de entregar qualidade em projectos para o "estilo de classe média" contendo ao mesmo tempo uma forte componente cultural nas propostas apresentadas.

soho_zaha2

AIA 2009 COD competition / Primeiro Prêmio para Albert M. McDonald

board_005-copy

Albert M. McDonald, um arquiteto da PBCL Arquitectos associados, ganhou o concursos para a AIA 2009 COD Competition criando o conceito, Ouvindo o Passado, Olhando para o Futuro: A Casa de hoje.

O tema do concursos solicitou aos participantes um projeto sustentável para substituir a casa demolida de Rachel Raymond, casa projetada por sua irmã Eleanor Raymond, Faia.

O novo projecto para uma casa e exteriores de 2500 m² seria colocado no site original, utilizando o mesmo programa breve como o original, mas seria uma interpretação contemporânea contemplando agora estratégias sustentáveis para a sua construção e manutenção.

board_010-copy

"Referenciando a proposta como uma resposta à história, bem como a situação actual da casa original de Raymond usando a casa original como ponto de partida e inspiração", explicou o arquitecto vencedor sobre o modo como abordou o problema e partiu para a concepção do projecto.

board_008-copy

board_011-copy

Foi explorado aqui um projecto de uma forma clássica, criando um espaço corredor que desenvolve o projecto de forma livre mas contida num grande "envelope" o contentor sendo-lhe atribuido uma materialidade especifica que neste caso seria a do painel zincado pelo exterior com revestimento interior em poliuretano expandido, o comum chamado "painel sandwich".

Para alternar e criar maior dinamismo ao conjunto o arquitecto impõe ao longo do desenho uma forma em "L" no seu corte servindo essencialmente para separar os espaços privados dos espaços mais expostos ao exterior.
board_007-copy


Ministro da Cultura distribui hoje Prémios AICA/MC 2008

Os Prémios da Associação Internacional dos Críticos de Arte/Ministério da Cultura (AICA/MC) de 2008 vão ser entregues esta quinta-feira, pelas 15:30, no Pavilhão de Portugal (Parque das Nações), ao escultor Rui Sanches e aos arquitectos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.

Além dos galardoados, estarão presentes na cerimónia o ministro da Cultura, José António Pinto, o presidente da AICA, Manuel Graça Dias, o director-geral das Artes, Jorge Barreto Xavier, e o presidente do conselho de administração do Parque Expo, Rolando Martins.

Rui Sanches foi distinguido na categoria de «Artes Plásticas», ao passo que Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez venceram na de «Arquitectura».

O prémio consiste num montante em dinheiro, no valor de 20 mil euros, sendo que metade destina-se a «Artes Plásticas» e a outra metade à «Arquitectura», informa o Público.

Desde 1996 que os prémios são atribuídos pela AICA, com o patrocínio do MC, mediante a Direcção-Geral das Artes.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=400621

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Forwarding Dallas - Atelier DATA e MOOV

Os arquitectos portugueses dos ateliers "DATA" e "MOOV" apresentaram uma espectacular proposta de intervenção para um inovador e original modelo de cidade.

Forwarding Dallas foi um concurso internacional lançado com o intuito de gerar propostas inovadoras e conceitos de arquitectura nos domínios da sustentabilidade em todas as suas vertentes.

Os dois ateliers portugueses foram inovadores na sua proposta em conjunto no sentido de reinventar o modo de vida nas grandes urbes transportando para estas um novo resgate da paisagem natural já perdida com o objectivo de criar comunidades auto suficientes.

Tentaram recriar os ciclos biológicos naturais e através das novas tecnologias aplicadas á construção, aplicá-las num conjunto habitacional.


Escolheram o elemento "colina" como o elemento a trabalhar por se tratar na natureza um elemento rico e diversificado em termos biologicos.

O resultado é a produção de uma arquitectura por camadas vegetais e em diferentes níveis sociais, redefinindo a temática da habitação e mostrando que é possível construir programas altamente densos recriando a natureza e com preocupações ecológicas.

Autores

António Louro (MOOV)
Filipe Vogt (Atelier Data)
Marta Frazão (Atelier Data)


Mais informações: http://www.urbanrevision.com/ForwardingDallas

Novo Site de Atelier Português IHT

Fruto de uma sinergia e parcerias criadas entre empresas das várias especialidades, o atelier surge com o objectivo de fornecer serviços integrados de Arquitectura, Engenharia Civil e Construção de modo a fornecer aos seus clientes um serviço completo e coordenado, simplificando a comunicação entre cliente e empresa.

A aproximação do atelier á arquitectura e concepção de projectos, é feita através de uma permanente investigação sobre novos usos e materiais de construção realizando a ponte necessária entre a arquitectura e a aplicação de novas tecnologias, acreditando que cada projecto deverá representar uma mais valia para o lugar onde se insere, materializando inovação estética e funcional.

O site do atelier foi desenvolvido com o objectivo de criar uma plataforma digital que facilite a comunicação e troca de informação não só entre o cliente e a empresa, como também entre os vários técnicos e colaboradores envolvidos em cada projecto.





Informações e contactos em : http://www.iht.pt

sábado, 11 de julho de 2009

Exposição "GreenBuildings" inaugura na Ordem dos Arquitectos














Estação Biológica do Gardunho. Ventura Trindade Arquitectos | foto André Carvalho / José Manuel Silva
www.venturatrindade.com

Inaugura no próximo dia 13 de Julho, segunda-feira, na Galeria da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, a exposição GreenBuildings, promovida pela A Casa da Vizinha Não é Tão Verde Quanto a Minha. A exposição reúne um conjunto de reflexões, conceitos e obras construídas que espelham em si, a temática da sustentabilidade (no seu conceito mais abrangente) como elemento natural do acto de viver, pensar, projectar.

Será um agrupamento de objectos únicos e singulares técnica e tecnologicamente sensíveis ao ambiente, a resposta à nossa necessária evolução? Será uma mudança de atitude política, económica e/ou cultural, global, que poderá proporcionar o equilíbrio entre o Homem e o meio ambiente?

O espaço pretende ser de debate alargado, reunindo profissionais de diferentes áreas.

Ainda para o mês de Julho e enquadrado no tema da exposição, A Casa da Vizinha leva a cabo, no dia 17, pelas 19h, no Auditório da OA, um debate sobre o tema da arquitectura de perfil sustentável com a participação dos arquitectos João Maria Trindade, Alberto Laje, Miguel Veríssimo e o atelier Moov, moderado pelo arquitecto Nadir Bonaccorso.

A exposição GreenBuildings estará patente até 31 de Julho, e pode ser visitada todos os dias úteis entre as 10h e as 18h. A entrada é livre.


Para mais informações, contactar:

Margarida Portugal - Assessoria de Imprensa

Gabinete de Relações Públicas, Informação e Marketing

Tel.: 21 324 11 77 |.: 93 620 79 00

e-mail: comunicacao2@oasrs.org

Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Sul

Travessa do Carvalho, 21- 25 | 1269-043 Lisboa

www.oasrs.org

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROT-AML (Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa)

A Ordem dos Arquitectos acolhe, no dia 13 de Julho, pelas 18h, nas instalações da sua sede, a sessão de apresentação do Proposta de alteração ao Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML).

Esta sessão é organizada pelo Colégio de Especialidade do Urbanismo da Ordem dos Arquitectos em colaboração com a CCDR-Lisboa e Vale do Tejo (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo), entidade responsável pela redefinição das normas de ordenamento para a Área Metropolitana de Lisboa perante os novos projectos, a rede de TGV, a terceira travessia do Tejo e o novo Aeroporto Internacional no Campo de Tiro de Alcochete, que obrigam a pensar um modelo territorial em processo de transformação contínua.


Dia: 13 de Julho (segunda-feira)

Local: Auditório da sede nacional da Ordem dos Arquitectos, Travessa do Carvalho, 21-25, 1249-003 Lisboa

Hora: 18h

Programa:

- ABERTURA

João Belo Rodeia, Presidente da Ordem dos Arquitectos

António Fonseca Ferreira, Presidente da CCDR-LVT

- INTERVENÇÕES

Hipólito Bettencourt, Coordenador da equipa dos Padrões de Ocupação do Solo

Félix Ribeiro, Coordenador da equipa dos Cenários de Desenvolvimento

Jorge Gaspar, Consultor estratégico do PROT-AML

- DEBATE

Para mais informações contactar
Rui Cintra
Tm: 916 896 123

terça-feira, 7 de julho de 2009

Brad Pitt's Make It Right apresenta casas duplex de Nola

Brad Pitt's Make It Right Foundation tem trabalhado recentemente com um grupo internacional de arquitectos para requalificar a Baixa da 9ª Ward, em Nova Orleans, após o furacão Katrina.

O nome da fundação aborda o desejo de Pitt, arquitectura entusiasta, a concepção destas casas da melhor forma e não apenas como uma solução temporária, em um processo que incluiu também trabalhar não só com estas renomeadas empresas, mas também muito próximo com a comunidade, com um foco no desenvolvimento sustentável.

Os desenhos são referenciais, e cada cliente pode escolher um desenho, que é então ajustada pela empresa local John C. Williams Arquitetos para as necessidades do cliente.

A primeira fase incluiu uma única família de casas, concebido por práticas como Kieran Timberlake, Shigeru Ban, morfose, MVRDV e Trahan Arquitectos. A partir de agora 8 casas foram construídas, e mais de 10 casas já estão em construção ou em processo de licenciamento.

Make It Right foi recentemente revelada uma segunda fase com 14 casas duplex para acomodar até 2 famílias, que incluem um site-especifico e uma estratégia sustentável e flexível para o futuro crescimento e planeamento das famílias.



Bild Design - www.bildit.com



Atelier Hitoshi Abe - www.a-slash.jp




buildingstudio - www.buildingstudio.net


As práticas eram obrigadas a cumprir a integração com a rua e o uso de paisagismo e design como um elemento sustentável em termos energéticos.

Um projecto em conjunto exemplar que apesar das "estrelas" envolvidas, não deixam de trabalhar para uma comunidade local a pensar nos seus hábitos e modos de viver.

Precisamente o que a arquitectura deve responder sem descriminar ou eleger ecléticamente um determinado grupo social.

Quem ali for viver vai viver com qualidade e quem por ali passar, irá certamente usufruir de um espaço publico digno que elege a sociabilização entre as pessoas e a intersecção das várias culturas existentes contrariando conceitos como cá e de um modo geral na europa quando falamos em extremos como a habitação social em chelas ou empreendimentos como o de obidos.






Gehry Partners - www.foga.com



GRAFT - www.graftlab.com

Kappe Architects - www.kappedu.com



MVRDV - www.mvrdv.nl



Pugh + Scarpa - www.pugh-scarpa.com



Waggonner & Ball Arch - www.wbarchitects.com


Mais informações em : http://www.makeitrightnola.org

Ler arquitectura - WAN - World Architecture News




Para quem não passa mais de dois dias sem desejar ver novas arquitectura e ler sobre projecto, aqui fica um link indispensável para a encomenda de boa literatura sobre Arquitectura nos seus mais variados temas e disciplinas.

Link directo para a Book Store
http://www.worldarchitecturenews.com/index.php?fuseaction=store.showproductlist

Castro Marim vai ter Centro Interpretativo da Ordem de Cristo

Foto

O facto passa despercebido à maioria dos algarvios, mas a verdade é que o castelo da vila foi berço da afamada ordem militar criada por D. Dinis. Sete séculos depois, Câmara local quer tirar partido da história.

O castelo de Castro Marim vai receber um Centro Interpretativo da Ordem de Cristo, dando assim a conhecer a ligação da vila algarvia a uma das mais importantes ordens militares portuguesas.

É que, apesar de frequentemente se associar a Ordem ao Convento de Cristo, em Tomar, foi na Igreja de Santiago, em pleno Castelo de Castro Marim, que, a mando de D. Dinis, se situou a primeira sede da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, entre 1319 e 1356.

A ideia já foi assumida pela autarquia de Castro Marim, que pretende aproveitar as potencialidades que o tema pode gerar não só em termos de receitas turísticas, mas também em notoriedade histórica e académica.

A necessidade de valorização deste facto também já foi apontada no recém-publicado Plano Global de Gestão e Valorização do Património de Castro Marim, um projecto encomendado pela Câmara e cuja execução esteve a cargo de especialistas na área do património como José Alberto Alegria, Conceição Amaral ou Francisco Motta Veiga.

Fonte e informações em: http://barlavento.online.pt

Centro Álvaro Siza abriu as portas



José Pinto Ribeiro, ministro da Cultura, presidiu à inauguração do Centro de Documentação Álvaro Siza Vieira, situado na casa onde o arquitecto de Matosinhos viveu durante vários anos, na Rua Roberto Ivens. Nesse imóvel podem ser apreciadas muitos dos projectos e obras de Siza Vieira e, no futuro, estarão também patentes projectos de outros arquitectos como Fernando Távora.
Mais de dezena e meia de arquitectos estiveram presentes à inauguração, procedendo à assinatura de protocolos com a Câmara de Matosinhos, comprometendo-se em doar os acervos das suas obras à futura Casa da Arquitectura, que deverá surgir junto à estação de Metro do Senhor de Matosinhos, um projecto da responsabilidade de Siza Vieira.
Gonçalo Byrne, falando em nome dos arquitectos, afirmou que o acto fundador da Casa da Arquitectura não podia ter-se realizado em melhor local, ou seja na casa onde viveu Siza Vieira, representando esse facto "um bom augúrio" para a concretização do projecto.

Fonte e mais informações em : http://www.imprensaregional.com.pt


Hot Link, casa duplex para Make It Right - Atelier Hitoshi Abe

http://www.archdaily.com/wp-content/uploads/2009/07/final-street-view.jpg

Atelier Hitoshi Abe mostra-nos o projecto para casas duplex para a nova fase do projeto "Make It Right".

Uma versão renovada de um modelo tradicional de casa, o projecto oferece várias configurações dependendo das necessidades do cliente, como descrito na memoria do arquitecto e diagramas.

http://www.archdaily.com/wp-content/uploads/2009/07/final-bird-eye-view.jpg

Para além de uma notável reinterpretação da habitação local, o atelier explora o tema dos espaços livres ao nível do piso térreo, ideal para a implicação de uma vida em comunidade afastando as hipóteses de isolamento e estabelecendo um dialogo equilibrado entre as várias componentes do projecto.

http://www.archdaily.com/wp-content/uploads/2009/07/final-backside.jpg

Está explicita a imagem da casa americana pré fabricada e colocada num bem desenhado espaço exterior contemporâneo.

Cairo Expo City atribuída a Zaha Hadid Architects




O Colossal projecto no Cairo é o segundo projeto a ser entregue ao atelier Zaha Hadid Architects .



Após a apresentação do projecto ao primeiro-ministro egípcio Dr. Ahmed Nazif, o atelier de Zaha Hadid foi anunciado como os arquitetos do novo Cairo para a Expo City, estando previstas obras para começar em outubro deste ano para a exposição e conferência do centro empresarial com hotel.


Estarem concebidos em conjunto com a consultoria de engenharia multidisciplinar Büro Happold, a Cairo Expo City será localizado entre o centro da cidade e o aeroporto do Cairo, o desenho foi particularmente apreciado a partir das suas vistas aereas.


As formas ondulantes do Cairo Expo City foram inspiradas pela natural topografia do vale do Nilo explicou Zaha Hadid.


Poderemos dizer que Zaha Hadid consegue na arquitectura de uma forma notável o que os escritores conseguem na poesia quando falamos de hiperboles, um soberbo e deliberado exagero da realidade.