segunda-feira, 29 de junho de 2009

Perkins Eastman proposta de Kohinoor a Concurso



Como uma das cinco empresas convidadas pela internacional Kohinoor CTNL Infraestructure Co. Ltd. para participar num concurso para criar um desenvolvimento urbano de uso misto em Mumbai, Índia, Perkins Eastman apresentou duas abordagens, uma ousada, uma singular.

Desenvolveu um proposta dualista, entre as temática da habitação e de serviços dedicando os dois primeiros pisos ao comércio, integrando programaticamente um desenvolvimento sustentado da proposta tendo como base os principais vectores motrizes da economia, habitação, serviços e comércio.

Representando uma proposta icónica para o desenvolvimento urbano da india, perkins aborda a exploração que lhe é familiar, a arquitectura vertical, simples e sem grandes arte factos espelhando uma preocupação ambiental e economica.



Na segunda proposta o atelier vai mais além quanto a mim e integra de vez o desenvolvimento de espaços verdes na vertical.

Cria um grande espaço comercial cuja cobertura resolve generosos espaços verdes que são divididos pelo programa habitacional e de serviços. Uma proposta mais ousada economicamente mas talvez mais sustentável sobretudo devido ás relações de interdependência que consegue criar entre os três programas.

Um bom exemplo com claras influências corbusianas, não na linguagem mas no modo de abordagem aos programas.



sexta-feira, 26 de junho de 2009

Entrevista de Rem Koolhaas na CNN



TOP 250 dos Ateliers de Arquitectura



A Architectural Record publicou recentemente o seu Top 250 de empresas de serviços de arquitectura.

As empresas são classificados de acordo com a receita de serviços de arquitectura realizadas em 2008 em milhões de dollars.

As empresas que exercem a actividade de concepção arquitectónica responderam ao anual Engineering News-Record Top 500 produzindo o levantamento das receitas e estes números.

O número 1 foi para AECOM Technology Corporation (na foto), um engenheiro-arquitecto da empresa de Los Angeles, Califórnia.

As empresas classificam-se por:

A = Arquitecto
AE = Arquitetos Arquiteto-Engenheiro
AEC = Arquiteto-Engenheiro-Contratante
EA = Engenheiro-Arquiteto

1. AECOM Technology Corporation (EA)
2. Gensler (A)
3. HOK (AE)
4. URS Corporation (EAC)
5. HKS Inc. (AE)
6. Perkins+Will (A)
7. HDR (EA)
8. Skidmore Owings & Merrill LLP (AE)
9. RMJM (A)
10. RTKL Associates Inc. (AE)
11. NBBJ (A)
12. Callison (A)
13. Leo A Daly (AE)
14. Perkins Eastman (A)
15. Zimmer Gunsul Frasca Architects LLP (AP)
16. CH2M HILL (EAC)
17. Burt Hill (AE)
18. SmithGroup Inc. (AE)
19. HNTB Cos. (EA)
20. Cannon Design (AE)
21. Gresham, Smith and Partners (AE)
22. Rafael Viñoly Architects PC (A)
23. Corgan Associates Inc. (A)
24. HMC Architects (A)
25. Bechtel (EC)

Poderá ver o ranking completo aqui.

BALÕES AO ALTO nas janelas da Baixa de Lisboa. Acção “B09 - NÓS!”

Na sexta-feira dia 10 de Julho de 2009 serão pendurados nas janelas dos edifícios da Baixa de Lisboa balões amarelos e pretos. Cada balão representará um criativo que naquele local trabalha ou reside, formando o conjunto um mapa tridimensional dos espaços da Baixa ocupados por esta classe. Designers, fotógrafos, crafters, performers, arquitectos, músicos, pintores e escultores da Baixa anunciam assim que há vida na Baixa, e que este não é um espaço em estado de completo abandono.B09 - NÓS! uma iniciativa do projecto BAIXA'Zero Nove.

Baixa`Zero Nove é um projecto concebido pelos ateliers Moov e Kaputt!, sediados na Baixa de Lisboa, que pretende determinar e contactar a comunidade de criativos, actualmente a trabalhar ou a residir na Baixa Pombalina.
Pretende-se sobretudo saber se este espaço no seu estado actual, tem capacidade de atrair e sustentar a actividade de designers, fotógrafos, crafters e performers, arquitectos, músicos, pintores, escultores, etc.
O Projecto Baixa ZeroNove não é um trabalho de cariz científico, assumindo-se a subjectividade e informalidade da sua contribuição. Pretende-se, contudo, que este projecto informe de uma forma válida a discussão actualmente em curso, sobre modelos de revitalização e reabilitação para a Baixa de Lisboa. Importa sobretudo contrariar a ideia de que a Baixa é actualmente um espaço em estado de completo abandono.
O Baixa Zero Nove organiza-se a partir de quatro acções concretas que convidam à participação da comunidade criativa da Baixa. As duas primeiras, mais internas, já tiveram lugar, as duas últimas, de carácter mais público funcionam como epílogo do projecto e irão ocorrer nos dias anunciados:
  • 1) B09 - QUEM? - Esta acção consistiu num curto inquérito, de resposta directa por mail, que foi realizado entre 20 de Abril e 4 de Maio. Através deste inquérito procurou-se conhecer as características desta comunidade - quantos são, que actividade concreta exercem, quais as razões porque escolheram a Baixa, etc. Na resposta a este inquérito estiveram envolvidos cerca de 60 criativos. Também através desta acção foram identificadas 53 entidades e 190 criativos.

  • 2) B09 - Mapas - A segunda acção passou por um desafio lançado a alguns dos criativos abrangidos no inquérito - ilustradores, arquitectos, fotógrafos - de criar um mapa que reflectisse a sua análise sobre determinada temática da Baixa. Nove temas foram seleccionados, nove mapas foram produzidos.

  • 3) B09 - NÓS! - Esta acção a ser realizada durante o dia 10 Julho, pretende mapear a localização dos criativos a trabalhar na Baixa. Neste dia todos os espaços ocupados por criativos serão sinalizados através de um elemento comum: um balão com hélio a ser fornecido no dia do evento, que suspenso nas janelas será visível a partir do espaço público.

  • 4) B09 - À RUA! - Festa a decorrer no dia 11 de Julho num espaço da Baixa. Neste evento serão expostos os mapas produzidos em B09 - Mapas, bem como, os resultados do inquérito, sendo uma oportunidade de reunir e conhecer a classe criativa a operar na Baixa de forma informal e descontraída

terça-feira, 23 de junho de 2009

OASRS lança Carta de Princípios sobre Concursos de Concepção

A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos acaba de lançar uma Carta de Princípios sobre Concursos de Concepção, um documento orientador para o mandato que define os “princípios para participação, colaboração e promoção” de concursos de concepção.

Trata-se de uma medida enquadrada no âmbito das competências do Conselho Directivo Regional do Sul, designadamente no que toca à assessoria, organização de concursos e designação de jurados. A sua redacção resulta de uma reflexão desenvolvida durante as Jornadas sobre Concursos de Concepção levadas a cabo no passado dia 28 de Novembro de 2008, onde estiveram presentes arquitectos convidados, membros eleitos e colaboradores. “Mais do que aferir a acção passada da Ordem dos Arquitectos nestes procedimentos, este encontro lançou pressupostos para o futuro”, lê-se no preâmbulo do articulado.

Apesar de não serem vinculativos, os princípios definidos na Carta pretendem funcionar como “regras a adaptar a cada procedimento em concreto”. O documento recorda que “um concurso de concepção com 20 propostas obriga à existência de mais de 3500 horas de trabalho, considerando que cada trabalho de concepção foi elaborado apenas por um arquitecto, durante o período de um mês”.

Há que reconhecer e respeitar o potencial humano investido que pode atingir um investimento financeiro por parte dos concorrentes na ordem das centenas de milhares de euros”, lembra a Carta.

Regendo-se pelos Decreto-lei nº18/2008 (Código dos Contratos Públicos), Regulamento da UNESCO e Guia da UIA para Concursos Internacionais de Arquitectura e Urbanismo, a Carta determina procedimentos ao nível da adjudicação, premiação, encargos de participação, constituição de júri, formas de apresentação dos trabalhos de concepção, prazos e impedimentos, entre muitos outros aspectos processuais.

Fundado em 1993, o Serviço de Concursos da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos tem vindo a prestar diferentes formas de colaboração a entidades promotoras públicas e privadas, designadamente na apreciação e organização de processos de concursos, entre muitas outras actividades. Durante o ano de 2008, este serviço interveio em 27 concursos e prémios.

Leia aqui a Carta de Princípios sobre Concursos de Concepção


Fonte e divulgação:

Margarida Portugal – Assessoria de Imprensa
Gabinete de Relações Públicas, Informação e Marketing
Tel: 21 324 11 77 │Telm: 93 620 79 00 │comunicacao2@oasrs.org
Travessa do Carvalho, 21-25│1249-003 Lisboa │Portugal
www.oasrs.org | http://twitter.com/oasrs

PROJECTO PARA ROSSIO DO MARQUÊS FAZ Estremoz ‘Cidade de Excelência’























Imagem da proposta de Adalberto Dias

A cidade de Estremoz foi considerada Cidade de Excelência por ganhar o Prémio ‘Projecto Urbano – Reabilitação’, com o projecto para o Rossio do Marquês de Pombal e Largos adjacentes de autoria do arquitecto Adalberto Dias.

Na origem deste projecto esteve o Concurso Público de Concepção que contou com o apoio técnico dos Serviços de Concursos da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, tendo sido Andrew Shore o jurado designado pela OASRS para integrar o júri.

O concurso, lançado no 2º semestre de 2007, tinha “finalidade de seleccionar a melhor proposta de solução para a requalificação dos espaços públicos” em causa.

O Prémio ‘Projecto Urbano-Reabilitação’ é uma iniciativa do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e o Jornal Arquitecturas e será entregue no dia 26 de Junho na Fundação Serralves, no Porto.

Mais informações sobre o Concurso e as Propostas premiadas em:

http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias_concursos-detalhe.asp?noticia=60

e

http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias_concursos-detalhe.asp?noticia=114

Fonte e divulgação:

Marco Roque Antunes, Arq.

Pelouro Promoção da Arquitectura
21.3241164│concursos2@oasrs.org
Travessa do Carvalho, 21-25│1249-003 Lisboa │Portugal
www.oasrs.org

Casas de dormi Soe Ker - TYIN Tegnestue

TYIN tegnestue é uma organização sem fins lucrativos que trabalha através da arquitetura humanitária. TYIN é dirigida por cinco estudantes de NTNU arquitectos sendo os projectos são financiados por mais de 60 empresas norueguesas, bem como as contribuições privadas.

"Através do curso do ano passado TYIN tem trabalhado com o planeamento e a construção de projectos de pequena escala na Tailândia. O objectivo é construir projectos estratégicos que podem melhorar a vida das pessoas em situações difíceis.

Através de extensa colaboração com a população local, e de aprendizagem mútua esperamos que os nossos projectos podem ter um impacto para além das estruturas físicas.

A principal força motriz por trás do projecto foi de alguma forma recriar o que estas crianças teriam numa experiência de vida numa situação normal.

Queríamos que cada criança tivesse o seu próprio espaço privado, uma casa para viver e uma vizinhança onde pudessem interagir e brincar. Estas unidades representam assim seis espaços de dormir estão dormindo seis a nossa resposta a esta questão. "



Através desta expectacular reinterpretação da arquitectura local quer pelos materiais usados quer pela própria estética das construções, estes 5 estudantes recriam espaços de dormir recorrendo simplesmente a materiais locais e a modos de construção comunitária.



Uma arquitectura verdadeiramente a pensar nos recursos possíveis e na execução possível não deixando apenas no papel o conceito idealizado.



O que muitas das vezes nos acontece, é que construímos um significado a partir de uma consistente ideia de espaço para a transformação de um determinado lugar, criando com isto vários tipos de relações, esquecendo-nos de que puro e simplesmente para aquela determinada região, não é possível a execução fiel do projecto abrindo a hipótese de deixar a arquitectura no papel e realizar apenas mais uma construção, confiando de que "se conseguirem construir o projecto fica bom..."




terça-feira, 9 de junho de 2009

Casa Schroder de Rietveld



Relembrando clássicos da arquitectura como marcos na sua história, projectos como este de certo marcaram muitos dos arquitectos seus contemporâneos do mesmo modo como hoje somos inevitavelmente influênciados por obras de original conteúdo.

Estes "modelos" servem-nos sem dúvida de porto seguro para observarmos o melhor modo de resolver muitos dos problemas que nos surgem na prática do dia a dia não oferecendo arbitrariedade ás nossas escolhas mas sim uma metodologia lógica e concisa apoiada em rigor conceptual.

Voltando a este projecto, esta casa desenvolve-se em dois níveis.

O piso inferior é constituída por cozinha, espaço de refeições e sala de convívio, uma sala de leitura e um espaço que até 1933 era o estúdio de Gerrit Rietveld utilizado para o seu próprio escritório, um quarto de serviço, e uma arrecadação.

O piso superior foi considerado espaço sótão do edifício de modo a se tornar compatível com as exigências legais do planeamento local.



Assim todas as áreas foram pontualmente delimitadas por divisões portáteis incluindo os quartos e instalações sanitárias (estávamos em 1924).



O conceito foi usado para que as crianças pudessem ter um maior espaço aberto para jogar durante o dia e, em seguida, fecha-lo para ser usado durante a noite em quarto privado.



Mais informações em : http://www.galinsky.com/buildings/schroder/index.htm

Relembrar Adalberto Libera

Adalberto Libera nasceu na Villa Lagarina, perto de Trento, no norte da Itália.

Formou-se a partir de Parma's Institute of Art, em 1925 e, depois, em 1928 a partir de Roma da Escola Superior de Arquitectura.

Tornou-se conhecido junto dos seus companheiros através de ideias sobre a arquitectura moderna e o futuro da arquitectura mesmo antes de terminar o curso.

Foi um dos fundadores da MIAR (Movimento Italiano per l'Architettura Razionale.

Com sede em Roma, MIAR foi um rival à organização Gruppo Sette, que foi baseado em Milão e como ele foi convidado por Ludwig Mies van der Rohe para a Exposição 1927 de Stuttgart (Deutscher Werkbund).

Em 1928 e 1931 ele organizou as exposições de MIAR Architettura Razionale em Roma.

Ele contribuiu para a Exposição de 1932 na Revolução Fascista mostrando-se um arquitecto extremamente capaz e talentoso e um dos mais influenciadores do Futurismo Racionalista, sendo também um politico astuto.

A sua actividade como fundador e secretário da MIAR permitiu-lhe estabelecer uma estreita relação de trabalho com os altos quadros do regime fascista em Roma onde todas as grandes decisões foram tomadas sobre os financiamentos públicos de construção de programas, e que foram responsáveis pela entrada de centenas de novos edifícios públicos necessários para Mussolini e a modernização do seu regime.

Graças a essas conexões ele teve uma oportunidade de carreira ao longo de todo o regime fascista concebendo a maior parte dos muitos edifícios notáveis durante a década de 1930, alguns dos quais, obras do movimento moderno internacional.

Um dos mais importantes é o Palazzo dei Congressi (Palácio do Congresso), no euros em Roma. Este edifício apresenta a grande capacidade de Libera para a concepção numa linguagem metafísica que se sente entre o modernismo e neo-classicismo.

Foi ele também que desenhou a Casa Malaparte para Curzio Malaparte na ilha de Capri (1938), um dos mais extraordinários exemplos de poesia arquitectónica.



Algumas das maquetes expostas na exposição de Frank Lloyd Wright




Mais informações e links úteis: http://www.guggenheim.org

Publicar nunca foi tão fácil...





Todos os interessados em publicar artigos ou trabalhos de arquitectura quer na vertente prática como teórica, podem agora aproveitar o link "PUBLICAR ARTIGO >>".

Os artigos enviados serão publicados sem alterações desde que pertencentes ao domínio da arquitectura.

domingo, 7 de junho de 2009

Sapphire Gallery de XTEN Arquitectos

Podemos ver neste projecto a conjugação e o bom entendimento entre estrutura e "forma".


Por detrás de um programa para uma galeria residencial, o atelier XTEN Arquitectos concebeu este projecto partindo do principio que seria preciso ter espaços amplos e bem iluminados que sugerissem a circulação entre os vários espaços da exposição.


Com recurso a estruturas metálicas oferecendo generosos vãos, utilizaram como materiais de revestimento o gesso cartonado, painéis perfurados de gesso cartonado e o vidro para além de utilizarem o aço.


Esta utilização da estrutura como parte do conceito de arquitectura é sempre enriquecedora, pois o resultado é que no espaço bem como nos alçados tudo é composição não se realizando a distinção entre estrutura e "decoração" ou ornamento.


Nas actuais tendências de arquitectura este método de concepção é extremamente eficaz conseguindo puros minimalismos pois o espaço é composto por estrutura que ao mesmo tempo é composição ou seja tudo é indispensável e ao mesmo tempo é o mínimo possível de construir.

Neste caso foi também usado o bem conhecido método chamado de cnc que consiste no corte de chapas metálicas assistido por computador com recurso a programas cadcam.

Este tipo de construção permite economizar os custos da estrutura recorrendo ao desenho paramétrico das peças base da estrutura desenhadas ao pormenor com mapas de perfuração e soldagem podendo então ser transportada em partes devido ao seu carácter auto portante.



Talca Hotel e Casino - Rodrigo Duque Motta e Rafael Hevia García-Huidobro

© Rodrigo Duque


Desde o início que o conceito para este projecto foi determinado por uma preexistente disposição das diferentes partes do programa (casino, hotel, restaurantes e centro de conferências), predefinindo superfícies, desenhando volumes, e os correspondentes níveis da estrutura.

O programa evoluiu assim de forma a cruzar as várias valências resultando numa deliberada justaposição das várias volumetrias.

O modo como foram resolvidos os alçados remete-nos para a actual temática da utilização do "envelope" como uma "pele" que vai desenhando os alçados principais com recurso a materiais pré fabricados.



Esta atitude muito patente no modernismo vanguardista deste século, como assistimos em casos de projectos resolvidos de Koolhas e Zaha hadid, torna-se eficaz em programas altamente complexos que necessitam de um grande trabalho ao nível da volumtria não deixando no entanto de ser um modo inteligente e eficaz de "fugir" ao problema de resolver allçados complexos como os resolvia le corbusier.

Neste projecto em particular esta pele tratada como um vestido do próprio edifício serve vários objectivos como o da acústica, evitando grandes exposições ao ruído por se encontrar no cruzamento de duas estradas de grande circulação viária.

Serve também para anunciar as principais partes do edifício identificando-as e separando-as ao nível no piso 0.

© Rodrigo Duque

Apesar do recurso a este tipo de solução no exterior, a grande virtude deste projecto está no seu interior recorrendo ao máximo e sempre que foi possível á iluminação natural, tantas vezes descurada em programas similares.



quarta-feira, 3 de junho de 2009

Lançamento do Portal “www.arquitectos.com.pt”



Um novo olhar sobre a diversidade e qualidade dos arquitectos portugueses…

O arquitectos.com.pt surge como um espaço de informação e comunicação que visa transmitir a qualidade arquitectónica portuguesa.

Terá como principais funções as de inovar e modernizar a promoção profissional dos arquitectos perante os seus potenciais clientes. O arquitectos.com.pt é um directório de arquitectos a nível nacional, onde cada arquitecto pode expor os seus trabalhos, projectos e obras, de uma forma muito directa para os seus potenciais clientes.

O arquitectos.com.pt nasceu da necessidade de criar um sistema de informação disponível online, de âmbito nacional, de modo a preencher a mais do que flagrante lacuna existente no mercado. Num mercado bastante competitivo, é necessário ter um local de fácil acesso e utilização, onde as pessoas poderão encontrar toda a informação necessária para escolher o arquitecto ou equipa projectista adequada às suas necessidades, prevalecendo desta forma a qualidade arquitectónica.

Quem aceder ao portal encontrará toda a informação necessária para poder seleccionar o arquitecto que desejar. Poderá fazê-lo tendo em conta a sua cidade, distrito, tipo de programa projectual, ou ainda pela qualidade dos projectos já realizados pelos mesmos. Se o potencial cliente continuar com dúvidas, estará disponível no portal os contactos de cada arquitecto/gabinete, bem como o respectivo link para o website pessoal de cada arquitecto/gabinete, podendo o utilizador solicitar informações mais específicas e analisando com maior atenção o trabalho da equipa projectista em causa.

O portal oferece um espaço contemporâneo que contém uma informação de qualidade actualizada.
Dá visibilidade a todos os arquitectos nacionais, sobretudo aos jovens arquitectos.

Permite que os utilizadores tenham acesso a uma maior variedade de informação, podendo descobrir respostas às suas necessidades existentes.

O arquitectos.com.pt procura ser o portal top of mind, quando uma pessoa procurar os serviços de um arquitecto.

O arquitectos.com.pt é um domínio de fácil memorização.

Se uma pessoa procura um arquitecto, vai a arquitectos.com.pt.
______________________________________________

Av. Gen. Norton de Matos, 104, 4 - H

4700 Braga - Portugal

+351 253 094 669



______________________________________________

Material gentilmente cedido por:

Juliana Andrade

Comunicação e Marketing

julianaandrade@brnconcept.com


Arquitectura pombalina ganha realce

Foto

Enquanto as obras mais profundas não chegam ao Centro Histórico, a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) vai arrancar já esta semana com o Programa Municipal de Apoio à Reabilitação (Realce).

A medida vai, numa primeira fase, abranger sete imóveis e destina-se a pequenas intervenções como a recuperação e limpeza de fachadas, a recuperação de telhados ou a substituição de portas e janelas por outras fiéis ao modelo pombalino.

Para esta primeira etapa, que se prologará até Setembro, a SRU vai destinar 118 mil euros, sendo os custos das intervenções divididos em partes iguais pelo proprietário e pela empresa municipal.

Além do valor de IVA reduzido – por se tratar de uma intervenção no centro histórico – a operação conta com o patrocínio da empresa de tintas CIN, que oferecerá descontos de 60 por cento nos materiais.

Numa segunda fase, o programa Realce vai estender-se a um número maior de edifícios pombalinos e o montante de investimento atingirá o meio milhão de euros.

2 de Junho de 2009 | 14:38
Por: Filipe Antunes

Em: http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=33528

Casa XS - BAK Arquitectos

Mar Azul é uma estância balnear a 400 km a sul da Cidade de Buenos Aires, com uma vasta praia de Medanos Virgens e uma exuberante floresta de coníferas.
Podemos observar nesta casa num conceito aparentemente simples, como a geomteria resolve muito bem um projecto através de regras de proporção, tão simples que por vezes esquecemo-nos de que existe geometria, sim sim, aquela disciplina que todos os arquitectos teem durante dois anitos no seu curso.

A ideia deste projecto parte do pressuposta de não se demarcar na paisagem estabelecendo apenas uma relação pontual recorrendo apenas a três materiais, o betão aparente, o vidro e a madeira.







Arquitectura à Letra : Hoje : Última sessão.

Com um debate em torno do uso dos livros, da sua leitura, fruição e crítica, termina hoje ao final da tarde o ciclo de conversas sobre escrita e arquitectura.
  • 3 Junho : UsoComo se pode ler um livro?

  • Que estratégias para provocar a leitura?

  • Porque não há crítica da literatura arquitectónica em Portugal?

Debate com Nuno Brandão Costa, Godofredo Pereira, Jorge Figueira. Os debates, seguidos por um amável beberete aperitivo, serão moderados por André Tavares.

No Porto, Fnac Santa Catarina pelas 18H15.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A cidade tolerante / Adept Arquitectos e Schonherr Arquitectos




O município de Helsingborg, na Suécia, optou pela proposta de Schonnerr Arquitetos como vencedores da competição, com uma proposta de planeamento urbano criando um conceito inovador apelidado de "cidade tolerante".

O contexto do projecto vai acrescentar valores ao seu ambiente urbano, criando uma nova identidade e explorando as possibilidades futuras de Helsingborg.




A proximidade da água e a sua concepção sustentável, e os locais de encontro para ligar as diversas populações da província, foram elementos-chave no início da fase de concepção do projecto.

O plano estruturante foi criado não só pensando em como o projecto poderia influenciar o lugar existente, mas no seu potencial para o lugar futuro optimizando o natural desenvolvimento da nova cidade.

Desta forma, embora o programa inicial tenha sido criado para objectivos precisos, o plano oferece potencial de desenvolvimento em que é dado á comunidade local o papel de poder efectuar essa transformação.

Praças e áreas recreativas facilitam a coexistência de uma grande variedade de pessoas.

Martin Krogh da Adept declarou: "Os mecânicos, os patinadores, os designers e os amantes clandestinos pertencem todos á "cidade tolerante", onde a baixa renda, oficinas, comércio, e a reutilização de edifícios criam crescimento e áreas não-conformistas".



O júri observou que a proposta oferece, - " a mais ampla e equilibrada gama de soluções para os desafios destacados pela concorrência. Com a sua forte ligação azul verde, o plano de estrutura é muito convincente Os autores entenderam e trabalharam com as necessidades específicas de Helsingborg. A proposta também mostra como a cultura e iniciativas empreendedoras de sustentábilidade pode ser integrado com a área física do ambiente urbano. "

A equipa completa inclui Transsolar Klima Engenharia, VIA Trafik Agência Pública, consultadoria BBN, planeamento urbano Jens Kvorning.





Più Design può, simpósio sobre política, social, urbano e comunicação



Em maio de 22 a 23, como parte do evento "Il Genio Fiorentino 2009" promovido pela Província de Firenze, Itália, Palazzo Medici Riccardi será anfitrião de "può Più Design".

O simpósio é dedicado as mais interessantes experiências no campo da política, comunicação social e urbano em que foram realizadas por instituições de todo o mundo.

As nossas cidades manifestam muito frequentemente uma total ausência de qualquer projecto visual e apresentam-se aos cidadãos e visitantes, como lugares cheios de sinais incoerentes, tudo para ser decifrado, descoberto e interpretado.

"Più Design può" salienta a importância da comunicação visual como um formidável instrumento para a determinação de processos participativos da sociedade.

A promoção das aplicações de comunicação coerente a projectos no âmbito das relações entre as instituições e os cidadãos é um dos elementos fundadores da ética da concepção visual.

Exposição de Pancho Guedes no Museu Berardo



Amancio Guedes, mais conhecido como Pancho Guedes é um arquitecto, um escultor, e um pintor. Ele nasceu em Portugal em 1925 e passou a maior parte da sua vida criativa em Moçambique, onde fez mais de 500 projetos para a construção de edifícios.

Pancho Guedes fez parte do lendário Team 10, muitas vezes referida como "Team X" um grupo de arquitectos e outros convidados participantes que juntos a partir de julho de 1953, no 9º Congresso da CIAM, criaram uma alternativa dentro dos CIAM desafiando a sua dotrina e abordagem ao urbanismo.

A exposição terá lugar no Museu Colecção Berardo, em Lisboa entre os dias 13 de Maio e 16 de Agosto mostrando muitos dos seus desenhos originais, pinturas e esculturas.