quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Villa Berkel - Paul de Ruiter



O proprietário de um antigo bungalow localizado num terreno em veenendall na Holanda foi aconselhado por Paul de Ruiter a demolir o antigo bungalow para uma nova e ampla instalação contamporánea.
ground floor plan
Para assegurar novas relações para o lugar bem como a separação de espaços, foram deliberadamente projectados espaços mais abertos para o exterior com materialidades que se assemelham mais a espaços de carácter publico e espaços mais contidos, definindo assim os espaços mais privados da casa.



As área mais sociais como a entrada, a cozinha e as zonas de estar são servidas de generosos vãos de vidros direccionados para o exterior potenciando a interligação entre interior/exterior.



As materialidades, também diferenciadas consoante a sua funcionalidade acabam por definir os diferentes ambientes da casa.





Novas Tecnologias na Arquitectura



SPARC é uma equipa internacional de arquitectos do MIT em Boston, com uma equipe multidisciplinar, do fundo do MIT Media Lab. A equipa criou-se através da investigação contínua sobre ambientes interactivos inteligentes, aplicada ao mundo da arquitectura, design, urbanismo e de arquitectura paisagística.



Esta nova relação entre as tecnologias e espaços construídos, abriu um amplo leque de possibilidades, que estamos apenas começando a ver.



De facto dentro em breve e num futuro próximo assistiremos a meu ver a uma verdadeira revolução na tecnologia usada no interior dos edifícios, não só pela possibilidade quase ilimitada de resposta espacial ao nível sensorial mas como muito rapidamente se aproveitará esta mesma técnica para tornar os espaços mais eficientes.



Imaginemos um espaço de tal modo interactivo que se possa configurar fisicamente segundo parametros como a temperatura, exposição solar, ruído ou até mesmo segundo o número de ocupantes.

Trata-se do verdadeiro conceito de arquitectura ao vivo explorando materiais que respondem eficazmente ao comportamento humano e ambiental do espaço físico.

Se tudo isto for verdade e vier mesmo a materializar-se em vários projectos, a arquitectura tornar-se-á inevitavelmente imóvel e inconstante consoante o carácter da sua utilização, terá conteúdos programáticos pré definidos que fácilmente se poderão tranformar consoante as interacções.

Casa Tóló -desenhada por ALvaro Leite Siza - Vende-se !!!



É verdade, para todos os admiradores do projecto da Casa Tóló de ALvaro Leite Siza, saibam que se encontra á venda.

È mesmo verdade...

A casa Tóló desenhada por Álvaro Leite Siza, localizada no Lugar das Carvalhinhas - Alvite, Freguesia de Cerva, Concelho da Ribeira da Pena no distrito de Vila Real em Portugal, está agora à venda.

Mais informações em: http://www.casatolo.com/home.php#

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Desenvolvimento em altura

Cada vez mais se assiste ao recurso de projectos com conteúdos programáticos desenvolvidos em altura, afirmando uma "nova" arquitectura apoiada sobre novas técnicas de construção e tecnologias, potenciando a standartização, minimização de custos e ganho em termos de eficiência energética.

Arquitectos como a Zaha Hadid, Rem Koolhas, Ven Ben Berkel, Sou Fujimoto entre tantos outros, apostam nesta aparente tendência não por uma nova moda mas precisamente porque os seus estudos prévios, realizados por encomenda ou por auto recriação, são obrigados a respeitarem os lugares onde se inserem.


Este respeito advém a maior parte das vezes, pela própria necessidade dos promotores se sustentarem sobre o tecido urbano existente para potenciar novos investimentos, possibilitando numa área fortemente densa em termos urbanisticos, fazer o correspondente investimento em altura, minimizando o impacto na sua envolvente.

Agora o que muitas vezes outrora foi criticado, pelos mais diversos arquitectos sobre as visionárias torres biónicas que se desenvolvem segundo o mesmo conceito das tão conhecidas cidades jardim, parece, que já não existe crítica no impacto que por vezes têm estas mega estruturas comparadas ás estruturas urbanas existentes quando têm que coabitar no mesmo tempo.

Fica porém a esperança de num futuro próximo, planeamentos urbanos e leis de gestão urbana bem como políticas de ordenamento do território se adequarem ás novas necessidades e de uma vez por todas, pensar tridimensionalmente no espaço e na criação das cidades adoptando modelos sustentados numa evolução e desenvolvimento de relações de proximidade espacial criando o equilibrio natural entre o construído e a matéria verde.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

50% dos Ateliers de Pequena/Média Dimensão estão a ficar sem trabalho

Segundo conclusões da RIBA, cerca de 47% dos Atelier de média e pequena dimensão, encontram-se desde janeiro de 2009 a observar um decréscimo no volume de trabalho adjudicado.

Esta conclusão compara o volume de negócios com anos anteriores verificando um abrandamento na encomenda desde o princípio do presente ano.

A esperança dos arquitectos europeus reside no facto de preverem uma ajuda na encomenda pública e num aumento de cerca de 27% de adjudicação de obras públicas de modo a equilibrar o sector face á actual recessão.

è de salientar a consistência dos resultados face á data de início para comparações, a RIBA, Royal Institute of British Architects faz esta analise desde 1995.

Fonte:http://www.bdonline.co.uk/story.asp?sectioncode=426&storycode=3134115&c=1

Fantasporto: Sou Fujimoto defende um "futuro primitivo" para a arquitectura

Primeira conferência do ciclo “Nas Ruínas do Futuro” contou com a presença do premiado arquitecto Sou Fujimoto. Novos conceitos de arquitectura estiveram em debate no Fantasporto.

O arquitecto japonês Sou Fujimoto encheu o Grande Auditório do Rivoli, numa sessão em que foram apresentados os projectos do colectivo “Sou Fujimoto Architects”, incluindo a Casa da Madeira, o projecto vencedor do World Architecture Festival, em Barcelona, que apresenta uma estrutura baseada num tipo de encaixe tradicional japonês.

Segundo Fujimoto, “a arquitectura do futuro é baseada no corpo das pessoas, no seu dia-a-dia” e é nesse sentido que reflectir sobre uma arquitectura inovadora implica pensar a “arquitectura primitiva”. Partindo da dicotomia “ninho”/“caverna”, o orador explicou que, enquanto o primeiro modelo é funcionalista e tem em conta o sentido de conforto dos habitantes, o arquétipo de “caverna” exprime um funcionalismo criativo, em que as próprias pessoas definem o espaço de acordo com as suas necessidades. Em vez de oprimir as funções, a caverna é um ambiente provocador e não restrito.

Sou Fujimoto apresenta uma nova proposta: “no floor, no pillar, no stairs but gradation of field”. Assim, mistura os conceitos como "natureza", "cidade" e "casa", com a noção de que “espaço é relacionamento”.

Um dos grandes projectos da equipa Sou Fujimoto Architechts é o Centro de Reabilitação Psiquiátrica de Crianças, em Hokkaido, no Japão. O espaço desenvolvido não só é uma grande casa, como é também uma pequena cidade. O orador salienta que, apesar de a disposição das caixas não o aparentar, o projecto é o resultado de um design bastante preciso e pensado.

A "House O” e a “House N” são outras propostas deste arquitecto japonês. Conceitos como continuidade, gradação, escalas, camadas, interior e exterior são as grandes características destes projectos. Numa altura em que as questões ambientais estão na ordem do dia, Sou Fujimoto acredita que é tempo para repensar a era moderna de excesso de controlo. Como tal, o ser humano deve aprender a adaptar-se, em vez de tentar controlar.

Na conferência ainda houve tempo para falar sobre os novos planos do colectivo Sou Fujimoto Architechts. No próximo mês, começa a construção de uma biblioteca em Tóquio, que estará pronta na próxima Primavera, e, em Outubro, estará pronto o irreverente "Tokyo Apartment".

Próxima conferência
O ciclo "Nas Ruínas do Futuro" continua quinta-feira, 19 de Fevereiro. O arquitecto Marcos Cruz é o orador da sessão. O português, radicado no Reino Unido, viu a sua tese de doutoramento ser distinguida com o prémio Riba da Associação de Arquitectos Britânica.

Por Sara Santos Silva - jpn@icicom.up.pt
Publicado: 18.02.2009 | 19:23 (GMT)
Em : http://jpn.icicom.up.pt/2009/02/18/fantasporto_sou_fujimoto_defende_um_futuro_primitivo_para_a_arquitectura_.html

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Edifício de Apartamentos - 3+1 Arquitectos



O edifício está localizado perto do parque Kadriorg, uma das mais importantes áreas verdes e históricas em Tallinn, Escócia. Actualmente, toda esta zona conhecida pela sua riqueza social e historica está a se desenvolver rapidamente tornando-se numa área residencial de potencial prestigio.




Os edifícios residenciais ao longo de Koidula datam de diferentes períodos o que tem causado a estrutura caótica da rua.




O projecto é composto pela parte antiga em conjugação pela nova ampliação renovada, que está no lugar do antigo pátio. Uma passagem coberta liga a nova ala para o edifício existente.

O objetivo era manter o pátio do escritório - Le Balto, e projetar um jardim privado lá. É possível ver a profundidade e a beleza da parcela criada também a partir da rua.

A nova fachada é composta essencialmente por escadas estruturais e lajes, forradas a madeira, criando novas circulações através dos vários pisos agora criados.


As escadas não só dão o acesso a todos os apartamentos como encerram os pátios privados dos mesmo tendo aqui um papel de dualidade espacial.





Planta Tipo

Casa de Madeira em Caviano - Wespi de Meuron


A casa está localizada numa área fora dos novos edifícios do centro histórico de Caviano, com uma vista maravilhosa sobre o lago e as montanhas. Uma volumosa encosta e extensa acolhe a casa sobre a montanha e permite um acesso directo à Casa no seu nível superior.



O tipo de construção utilizado, usa meios de construção normalizada elegendo a madeira como matéria prima bem como elementos pré fabricados de modo a minimizar custos de construção e tempos de execução, através da execução de pormenores simples e eficazes.


Os vãos foram colocados de modo a tirar proveito das localizações Norte/Sul, aproveitando e potenciando o uso da ventilação natural e ganhos solares, realizando uma metodologia da aplicação e aproveitamento de energia de um modo passivo.














Autor do projecto: Markus Wespi Jérôme de Meuron architects

Localização: Caviano, Suiça

Resultados do Concurso eVolo 2009 Skyscraper

Os resultados do concurso para a competição de 2009 realizada pela eVolo, 2009 Skyscraper Competition, acabaram de ser anunciados pela eVolo.

Os vencedores são:

1º Kyu Ho Chun, Kenta Fukunishi e Jae Young Lee




2º Lugar - Nicola Marchi e Adelaide Marchi

3º Eric Vergne



Existem tabém 15 menções especiais pelas propostas apresentadas a concursos e serão ao todos publicadas 40 propostas no magazine da eVolo.

Inofrmações completas no site oficial da eVolo.

Anunciados filnaistas de Prémio Mies van der Rohe

A Gare Multimodal de Nice, de Marc Barani, o centro de espectáculos Zenith, em Estrasburgo, de Massimiliano e Doriana Fuksas (equipamentos localizados em França), a Universidade Luigi Bocconi, de Shelley McNamara e Yvonne Farrell (Milão, Itália), o edifício da ópera e ballet, de Kjetil Trædal Thorsen, Tarald Lundevall e Craig Dykers (Oslo, Noruega) e a biblioteca e o centro de idosos de Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta (Barcelona, Espanha) são os cinco finalistas do prémio europeu Mies van der Rohe.



O centro de espectáculos Zenith, em Estrasburgo, um dos cinco finalistas
Imagem: Moreno Maggi

As obras finalistas de 2009 foram seleccionadas de uma lista de 340 projectos concorrentes, dos quais 12 eram de arquitectos portugueses.

Instituído em 1987 e tornado prémio oficial da União Europeia em 2001, este galardão, de periodicidade bienal, reconhece «o trabalho de excelência na arquitectura e a contribuição dos profissionais no desenvolvimento de tecnologias e na criação de novas ideias».

Uma exposição com os projectos vencedor, menção honrosa para jovens arquitectos e finalistas percorrerá vários locais em Setembro deste ano.

Fonte: http://www.oasrs.org

Mais Informações: http://www.miesarch.com/en/component/content/article/16-press-release-announcing-the-five-finalists-for-the-2009-prize-is-available-for-download


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vencedores do Concurso para a Universidade de Vienna

Na sequência da apresentação do Plano Diretor para o novo Campus da Universidade de Viena Economia e Negócios (WU), em Maio de 2008, o WU e Bundesimmobiliengesellschaft (BIG), juntamente com a Áustria Federal do Ministério da Ciência e Investigação Johannes Hahn e Vereador da Cidade Rudolf Schicker (Departamento de Desenvolvimento Urbano e Trânsito), anunciou recentemente os projetos vencedores do presente concurso internacional de arquitectura para um Campus daUniversidade de Viena.


O concurso internacional, de duas fases para a prestação de serviços de arquitectura para o novo Campus da Universidade deViena Economia e Negócios foi realizada em simultâneo para vários complexos de edifícios.



O Júri decidiu sobre a seleção dos seguintes projetos:

Zaha Hadid Arquitetos - Zaha Hadid, na Alemanha Biblioteca e Centro de aprendizagem (LLC)

Hitoshi Abe Studio - Hitoshi Abe; Japão Departamento Building (O2)

Estudio Carme Pinos - Carme Pinos, Espanha Departamento Building (W1)

NO.MAD Arquitectos - Eduardo Arroyo, Espanha Executivo Academy (W1-AE)

CRABstudio Arquitectos - Peter Cook, Inglaterra, Departamento de Construção (W2)

O Plano Diretor estabeleceu a infra-estrutura e espaço livre de concepção do novo Campus Universitário e divide o projeto em várias parcelas. O tema do concurso foi a concepção arquitectónica do edifício para cinco complexos com base no Plano Diretor. Juntamente com o centro de palestras desenhado por BUSarchitektur, com uma área aproximada de 90.000 m2 que será caracterizado por uma grande diversidade de arquiteturas e proporcionar uma Universidade com 102.000 m2 de área útil.



"A construção do novo Campus WU é um incentivo para as empresas por dois motivos: primeiro, terá como resultado a modernização estrutural do ensino e da pesquisa em economia, algo que tem sido ansiosamente esperada há algum tempo, e em segundo lugar, a construção constitui uma parte importante do pacote de medidas adoptadas pela Áustria e pelo Governo Federal.

O novo WU gera não só conhecimento, mas um investimento de cerca de 250 milhões de euros acima de tudo vai criar emprego e gerar o crescimento ", afirmou ministro federal Johannes Hahn.


Vivendo e Aprendendo no Campus

Em conjunto com a Universidade de Viena Bundesimmobiliengesellschaft de Economia e Negócios é o objectivo principal o de criar um novo campus para o ensino e para a investigação.
O conceito de um moderno serviço orientado para universidade exige uma melhoria qualitativa e quantitativa para os estudantes e pesquisadores. Quanto às visões e exigências, o Reitor Universitário Christoph Badelt comentou que "o novo campus urbano caracteriza-se por responder às necessidades daqueles que estudam, e devem, portanto, facilitar a vida de aprendizagem".

Com o seu novo campus, que será simultaneamente acessível e atraente para o público, a Universidade de Viena Economia e Negócios será convidada a participar activamente na vida urbana de Viena.

Os próximos passos para realizar o projeto vai ser a negociação de contratos com os escritórios individuais de arquitectura envolvidos.

"Esperamos chegar a um acordo rápido, a fim de concretizar o ambicioso objectivo de iniciar as obras no início de 2010.

O nosso cronograma prevê o início do projeto, em Janeiro de 2009, de modo que o resultado do pedido pode ser apresentado às autoridades até ao Outono 2009 ", explicou Stadlhuber Christoph, Gerente do BIG.

Imagens: BOA/WU, Heiland / Zaha Hadid Architects, Hitoshi Abe, Carme Pinós, CRABstudio, NO.MAD Arquitectos

CONCURSO PÚBLICO PARA ELABORAÇÃO DO PROJECTO DO CENTRO ESCOLAR DE OUCA

O Júri do Concurso propôs a atribuição dos seguintes Prémios, entretanto homologados pela Câmara Municipal de Vagos (CMV):

1.º PRÉMIO André Campos, Joana Mendes, Arquitectos, Lda



Conforme Relatório de Hierarquização dos Projectos, a proposta “ (...) tem por base uma estratégia de intervenção clara, devidamente explicitada e fundamentada, marcada pela alusão a modelos clássicos reinterpretados pelo autor, que estabelece, na sua singularidade, uma forte relação com a envolvente (...) sensível à geometria do terreno e à orientação solar. (…) A solução demarca-se de todas as restantes na intemporalidade que denota e na capacidade criativa com que integra todos os enunciados de avaliação deste programa escolar”.
A harmonia entre a distribuição dos espaços, o conceito arquitectónico e o rigor da linguagem arquitectónica associada ao pormenor construtivo, foram ainda, entre outros, aspectos destacados pelo Júri.



2.º PRÉMIO
José Adrião, Arquitecto, Sociedade Unipessoal, Lda



A proposta “(...) apropria o conceito base de abrigo, ligado ao imaginário infantil, desenvolvendo a partir daí o campus escolar. (…) Resultando num conjunto arquitectónico bem definido, articulado de uma forma simples e racional, a composição em singulares blocos, aproxima o conjunto da escala e identidade formal das construções existentes no território agrícola envolvente. (…) A identidade das diferentes unidades de construção é assumida como estruturante da proposta apresentada, reinterpretando-se, assim, um modelo clássico de organização e definição de equipamentos escolares.”


3.º PRÉMIO
André Eduardo Brandão Lopes Tavares, SE2P – Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda e CONCILIARUM – Projectos e Soluções de Engenharia, Lda


O Júri ressalva o rigor e disciplina do desenho, destacando a grande segurança que apresenta, quer ao nível da linguagem, quer ao nível da caracterização dos sistemas construtivos. Reflecte uma “(...) estratégia clara de ocupação da Área de Intervenção que encontra a sua fundamentação na clara demarcação entre natural e construído.”

O Júri foi presidido pela Vereadora Dr.ª Albina Maria de Oliveira Rocha e integrou os arquitectos Pedro Ruano de Castro e José Guilherme Páris Couto, designados, respectivamente, pela CMV e pela OA-SRN.

As Actas e Relatório de Júri poderão ser consultados no site da CMV, em www.cm-vagos.pt/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=873039

Retirado do Boletim Arquitectos

http://arquitectos.pt/documentos/1232964190I8zGD2ua5Nb59IM4.pdf

CONCURSO PÚBLICO PARA ELABORAÇÃO DO PROJECTO DO CENTRO ESCOLAR DA GAFANHA DA BOA HORA

O Júri do Concurso propôs a atribuição dos seguintes Prémios, entretanto
homologados pela Câmara Municipal de Vagos (CMV):


1.º PRÉMIO António Portugal e Manuel Maria Reis, Arquitectos Associados, Lda


Segundo o Júri, no Relatório de Hierarquização dos Projectos, a proposta
“(..) desenvolvida a partir de um desenho rigoroso, de uma forte relação
com a mata e o sistema dunar existentes, vincula uma imagem de grande
serenidade e acolhimento. (...) Sensível à inserção paisagística na área de
intervenção (...)”, resulta “(...) numa estrutura funcional e espacial bastante
clara e inteligível.”
“É o rigor do desenvolvimento da proposta, verificado na maior ou menor
escala, e a contraposição que esta promove com o lugar, numa relação não
mimética mas complexa de aproximações e afastamentos, em que o
território surge notoriamente mais qualificado, que vinculam o seu
carácter inovador e contemporâneo.”


2.º PRÉMIO Baixa, Atelier de Arquitectura, Lda



O Júri destaca como a proposta, de forma explícita, explora “(...) duas
vertentes possíveis do edifício escolar, ou seja, escola como espaço de ensino
e escola como lugar de referência e de encontro da comunidade vizinha.”
“A proposta, a partir da distribuição do programa funcional, minimiza a
carência de espaço da parcela. Daqui resulta, não só uma maior área de
exterior livre (...) mas também uma situação de maior interioridade e
sentido de acolhimento que o aproveitamento da topografia do terreno
favorece. (...) A procura na definição de espaços com carácter distinto
promove apropriações diferenciadas e, simultaneamente, a coerência
forma e funcional do conjunto.”


3.º PRÉMIO claudiovilarinho.com arquitectos e designers, Lda



A proposta “(...) foi positivamente apreciada pelo facto de resolver o
programa escolar proposto num só piso.” Registando a “ (...) flexibilidade
verificada, quer ao nível do conjunto, quer ao nível das suas partes
consideradas isoladamente, nomeadamente espaços intersticiais e de
circulação”, o Júri destaca “(...) o desenvolvimento dos espaços de relação,
bem dimensionados e morfologicamente bem definidos, que permitem
uma ocupação polivalente em ocasiões precisas. (…) De assinalar, também,
a boa articulação volumétrica de todo o edificado, em que a exploração e o
controlo das relações visuais favorece um interessante diálogo entre o
exterior e o interior do espaço escolar.”
O Júri foi presidido pela Vereadora Dr.ª Albina Maria de Oliveira Rocha e
integrou os arquitectos Pedro Ruano de Castro e Marta Labastida Juan,
designados, respectivamente, pela CMV e pela OA-SRN.

As Actas e Relatório de Júri poderão ser consultados no site da CMV, em
http://www.cm-vagos.pt/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=873039

Retirado do Boletim Arquitectos

http://arquitectos.pt/documentos/1232964190I8zGD2ua5Nb59IM4.pdf

Casa de Madeira - Metamorfosis 1 / Jose Ulloa Davet + Delphine Ding



Este projecto fez a reconversão de uma antiga casa em madeira para uma arquitectura de madeira contemporânea de modo a realizar um aumento para mais um quarto e terraço na cobertura.

Toda a recuperação tomou em conta na possibilidade desta nova "pele" em madeira servir como óptimo isolamento térmico através do uso da ventilação de fachadas entre a estrutura em madeira, os painéis e os ripados de madeira.

Toda a casa é desenhada a partir da medida de 30 cm, a largura dos ripados, de tal modo que a estereotomia criada é continua e apenas interrompida para a abertura de vãos com medidas múltiplas de 30.












sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

As Cidades no Homem - Exposição de Nadir Afonso









Um dos decanos da pintura portuguesa, Nadir Afonso, tem patente uma exposição dedicada às cidades e ao seu olhar para as cidades de todo o mundo.

A arquitectura, a geometria e a matemática foram fundamentais na extensa obra plástica que desenvolveu, sobreudo a partir dos anos 70, sempre em busca harmonia.

São vinte telas do pintor - com 88 anos de vida e 70 de carreira - produzidas desde a década de quarenta até à actualidade, a inaugurar a 9 de Fevereiro na Assembleia da República, em Lisboa.

Comissariada por Bruno Marques e Ivo André Braz, a mostra "As Cidades no Homem" pertence ao acervo da Fundação Nadir Afonso.

Os comissários da mostra destacam que "as cidades que estão na base das
pinturas de Nadir são mais espaços do que lugares, em razão de terem sofrido, devido à decantação a que foram submetidas, uma rarefacção das suas particularidades e contingências".

Os comissários dizem ainda que esta exposição "procura apresentar o modo como as condições do espaço e do movimento foram sendo trabalhadas ao longo dos anos por Nadir Afonso, numa pesquisa pictórica que, mantendo-se embora no quadro do modernismo e numa aspiração à harmonia, contribui, quando analisada na sua globalidade, para a compreensão e releitura da arte do século XX".

Nascido em Chaves a 4 de Dezembro de 1920, Nadir Afonso formou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, e foi estudar pintura em 1946 para a École des Beaux-Arts de Paris.

Ali obteve uma bolsa de estudo do governo francês e em 1951 passou a colaborar com o arquitecto Le Corbusier. Entre 1952 e 1954 trabalhou no Brasil com o arquitecto Oscar Niemeyer.

Regressou depois a Paris para retomar o contacto com os artistas orientados na procura da arte cinética, desenvolvendo estudos sobre pintura que denominou "Espacillimité".

A partir de 1965, Nadir Afonso abandonou a arquitectura e dedicou-se
exclusivamente às artes plásticas, continuando a destacar-se pela originalidade e poética do seu trabalho, descrito por alguns críticos de arte como uma "geometrização do quotidiano".

Em Dezembro do ano passado foi apresentado o projecto da sede da Fundação Nadir Afonso, da autoria do arquitecto Siza Vieira, que vai ser construída em Chaves até 2011 para homenagear o artista.

Nadir Afonso marcará presença no dia 9, 18h00, na Assembleia da República, para inaugurar esta exposição, que ficará patente até 20 de Março.


Artista(s): Nadir Afonso
Endereço: Palácio de São Bento, 1249-068 LISBOA
Concelho: Lisboa
Distrito: Lisboa
Telefone: 213919214
URL: www.parlamento.pt

Retirado de http://www.lifecooler.com